ARTICULISTAS

Quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro

Com estas sábias palavras, resultado de reflexões profundas sobre a vida nos seus acontecimentos

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 16/02/2011 às 19:23Atualizado em 20/12/2022 às 01:40
Compartilhar

Com estas sábias palavras, resultado de reflexões profundas sobre a vida nos seus acontecimentos, beneficiadas pelos muitos anos de vivência, de perdas e ganhos próprios do viver, um colega de malhação dirigiu-se a mim ao ver a dificuldade que eu enfrentava para encontrar na minha agenda apertada, um horário compatível para realizar meu objetivo de entã exercitar meu corpo. Interessada pelo comentário, perguntei-lhe, então, qual era o mapa da mina, onde se encontrariam  as riquezas também buscadas através do trabalho. Sua resposta revelou-me que ele realmente sabia o que estava dizend “Veja os políticos, eles não trabalham e ganham muuuiiito dinheiro!”.

A simples lembrança dos repetitivos fatos políticos: mensalões, sorte grande nos concursos lotéricos, propinas, salários elevadíssimos – distantes dos ganhos suados de muitos brasileiros –, aposentadorias milionárias depois de dois mandatos de quatro anos, o que totaliza apenas oito anos de “carteira assinada” ou até bem menos! Não podemos nos esquecer que há bem pouco tempo a mídia revelou a aposentadoria de R$ 12.000,00 mensais, por “invalidez” de um deputado, que mesmo assim poderia candidatar-se novamente para algum cargo político remunerado.

Enquanto os políticos ganham benefícios salariais duplicados ou triplicados pelos mesmos serviços, os outros brasileiros, nós todos, pagamos duas ou mais vezes, ao próprio governo, pelos mesmos serviços públicos, ou pagamos o público e usamos os particulares! A situação da duplicidade é igual, o diferente é quem ganha ou quem paga. Atualmente, aqui no Brasil, o agradável tilintar de moedas caindo no cofre só se escuta se o mesmo pertencer a um político!

Procurando entender esta situação caótica, descobrimos que a palavra político, ela mesma, presta-se a sentidos contrários. No Dicionário do Aurélio, o verbete político aparece com relativo aos negócios públicos, delicado, polido, cortês e também esperto, astuto. Mais adiante ainda, vemos que estar político com significa: estar zangado, de relações cortadas com alguém. Enfim, podemos entender nossos políticos: eles estão políticos com o povo que os elegeu, até as próximas eleições!

 

(*) psicóloga e psicanalista

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por