ALTERNATIVA

Fica claro que Elisa estará no campo da oposição nas eleições

Lídia Prata
Publicado em 10/03/2020 às 07:05Atualizado em 18/12/2022 às 04:46
Compartilhar

Foto/Divulgação

Com as bênçãos do presidente nacional do partido, deputado Paulinho da Força, assim como do deputado federal Zé Silva e do empresário Eduardo Palmério, Elisa Araújo anunciou sua filiação ao Solidariedade, sigla pela qual pretende seguir com sua pré-candidatura a prefeita

Papo reto

Agora é oficial: Elisa Araújo vai se filiar ao Solidariedade. Anúncio nesse sentido foi feito por ela na noite de domingo, Dia Internacional da Mulher, data escolhida por ser emblemática. Afinal, o nome de Elisa é o único feminino cogitado para a sucessão do prefeito Paulo Piau. No comunicado distribuído à imprensa pelas redes sociais, Elisa destaca que o SD foi escolhido por causa das diretrizes partidárias. Com sete anos de existência e criado pelo líder sindical Paulinho da Força, o partido hoje conta com mais de 220 mil filiados em todo o país, tendo no deputado federal Zé Silva seu maior expoente em Minas.

Cartas na mesa

Antes de se decidir pelo Solidariedade, Elisa esteve em Brasília acompanhada pelo deputado Zé Silva e pelo empresário Eduardo Palmério, principal articulador da sua filiação ao partido. Foi conversar frente a frente com o presidente nacional da sigla, deputado Paulinho da Força. Embora tenham linhas de atuação distintas, já que Paulinho tornou-se liderança no meio sindical e Elisa, por outro lado, consolidou-se como empresária bem-sucedida a ponto de ocupar a presidência regional da Federação das Indústrias, ela conta que o encontro entre eles foi muito positivo. Foi uma conversa franca, na qual Elisa disse ter sentido firmeza para escolher o SD para sua filiação. Está claro, porém, que Elisa estará na oposição nas eleições deste ano.

#tamojunto

A filiação de Elisa no Solidariedade servirá para vitaminar o partido em Uberaba. Para começar, seus antigos apoiadores da época do partido Novo vão acompanhá-la, incluindo todas as mulheres dispostas a disputar cadeira de vereadora. Além dessas, assinarão fichas no SD o professor Moacyr Lopes, o agropecuarista Frederico Missom, a médica Sabrina Sarreta, as empresárias Lilia Lima e Míria Resende, a advogada Daniela Severo, entre outros. São mais de 20 nomes citados na nota distribuída por Elisa à imprensa. Só não constou o nome de Daniel Angotti.

Movendo as peças

O fim de semana foi quentíssimo na política local. E a temperatura tende a esquentar ainda mais daqui pra frente, com a aproximação da data final para filiações, trocas de partido e definições políticas. No sábado, por exemplo, grupo do prefeito Paulo Piau se reuniu para as discussões em torno do nome que será apoiado pela situação. Embora os que lá estiveram não admitam publicamente, é certo que tudo caminha para ser Luiz Guaritá Neto. As chances são de 90%.

Calma, gente!

Questionado sobre a reunião, Luiz Neto confirmou a sua realização, mas não quis adiantar absolutamente nada do que foi tratado. Menos ainda se será ou não candidato a prefeito novamente, fato que tem deixado muitos apoiadores inseguros sobre os rumos a tomar nas eleições deste ano. Se o candidato for Luiz Neto, o cenário será um. Se for Franco Cartafina ou Heli Andrade, como se comenta nos bastidores, o quadro será totalmente diferente. “Só digo que quem apostar na desunião do grupo vai cair do cavalo” – disse Luiz Neto.

E assim ele se foi...

Com vídeo postado nas redes sociais no fim de semana, o empresário Gledson Moreli, o Dê da Só Faróis, também anunciou a filiação do polêmico vereador Thiago Mariscal no PSC. Não está claro se ele será candidato a vereador ou vice, em dobradinha com o próprio Dê. Na verdade, sobravam poucas opções partidárias para abrigar Mariscal. Sua situação no MDB não era nada confortável há tempos, e sabe-se lá por que razão não foi expulso do partido, face às suas posições sistematicamente hostis ao governo do partido em Uberaba.

Nãooooooo

Nos bastidores comenta-se que o vereador Thiago Mariscal trabalhou firme para se filiar ao Avante, partido do seu padrinho André Janones. Mas não teve êxito. Comandado em Uberaba pelo corretor de imóveis Leandro Souza, também pré-candidato a prefeito, Thiago não conseguiu guarida. Ainda que desponte como um provável campeão de votos para vereador este ano, Thiago Mariscal é visto como um problema, dado o seu comportamento considerado individualista demais.

Problema é da lei

No aniversário de 200 anos de Uberaba circulou um vídeo nas redes sociais mostrando o prédio do Grande Hotel, na Leopoldino de Oliveira, que ressuscitou a polêmica sobre o abandono do imóvel. Foram críticas e mais críticas. Nessa segunda-feira, o ex-deputado Tony Carlos lembrou que o Grande Hotel era o único “arranha-céu” do interior de Minas, no ano de 1942. No seu programa de rádio, ele atribuiu a culpa pelo abandono do prédio histórico ao que chamou de “lei medíocre, criada no governo Anderson Adauto”, que proíbe mudanças na estrutura e fachada do imóvel. “Existem grupos interessados em reativá-lo, porém não se permitem as adequações. Resultad ninguém quer, se não puder reformar, mudar, inovar, modernizar.” Está coberto de razão.

Manhã com elas

Com portas abertas, a Aciu promove hoje o evento "Manhã com Elas", voltado para empresárias, profissionais liberais e suas colaboradoras. Muitos brindes e temas interessantes na pauta do evento. O evento está programado para começar às 8h até o meio-dia, no auditório da Aciu.

Foto/Leitor

No Dia Internacional da Mulher, o deputado federal Franco Cartafina levou a avó Teresinha para comer pastel no Mercado. Bastou os dois circularem por lá para gerar especulações sobre a provável candidatura de Franco a prefeito este ano. Afinal, a vovó Teresinha sempre foi a cabo eleitoral nº 1 do neto nas campanhas para vereador e, depois, para deputado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por