CIDADE

Apenas 15,4% do público alvo é vacinado contra a pólio na cidade

Após quase um mês de início da campanha, em Minas a cobertura é de 45,87% e em Uberaba foram vacinadas só 2,3 mil crianças de um universo de 15,3 mil

Tito Teixeira
Publicado em 05/09/2022 às 20:04Atualizado em 18/12/2022 às 14:30
Compartilhar

Cobertura vacinal contra a poliomielite está muito baixa em Uberaba, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, atualizado no dia 29 de agosto

Após quase um mês do início da campanha de vacinação contra a poliomielite, Minas Gerais registra índice de imunização de 45,87% – muito abaixo do alvo de 95%, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em Uberaba, dados do Ministério da Saúde apontam que do público alvo para imunização de 15.335 pessoas, apenas 2.360 doses foram aplicadas, ou seja 15,4% do total. As crianças de três anos receberam o maior número de doses, que somam 635; seguida pelas crianças de dois anos, com 610 doses; crianças de um ano, com 558 doses, e crianças de quatro anos, com 557 doses. A última atualização é de 29 de agosto.

Para alguns especialistas, um dos principais motivos para a baixa cobertura é o fato de muitas pessoas não terem convivido com a doença, erradicada do Brasil desde 1989.

A baixa adesão é um problema de impacto nacional. Prova disso é que Minas Gerais, embora muito abaixo da meta, é o quinto estado com maior cobertura vacinal, atrás de Alagoas (51,77%), Sergipe (50,50%), Santa Catarina (47,59%) e Paraíba (46,61%).

Há quem aponte também que a campanha negacionista contra as vacinas para imunização da Covid-19, feita especialmente por políticos com mandatos eletivos, pode ter afetado outras campanhas de imunização por desacreditar as vacinas.

A doença, que afeta especialmente crianças de até 5 anos, está erradicada há quase três décadas no Brasil. A baixa cobertura vacinal reacende o sinal de alerta, pois aumenta o risco de reintrodução de doenças que já haviam sido consideradas erradicadas, como foi o caso do sarampo, que não registrava casos no Brasil desde 2016.

Paralelamente à vacinação contra a poliomielite, está sendo realizada a campanha de multivacinação. O foco dessa campanha é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que ainda não receberam os imunizantes previstos no calendário nacional.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por