ALTERNATIVA

Zema evita falar se vetará ou não emenda de reajuste a servidores

Lídia Prata
Publicado em 22/02/2020 às 07:21Atualizado em 18/12/2022 às 04:26
Compartilhar

Para bom entendedor, esta foto diz tud pré-candidata a prefeita Elisa Araújo, ao lado dos deputados federais Zé Silva, expoente máximo do Solidariedade em Minas, e Zé Victor, eleito pelo PMN de Araguari, na inauguração da ETE em Pirajuba, ontem

Allah-la-ô ô ô ô ô...

Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Pirajuba na manhã dessa sexta-feira levou dezenas de deputados, prefeitos e lideranças políticas e classistas à cidade vizinha para o encontro com o governador Romeu Zema. Para chegar ao local da ETE, os convidados tiveram de enfrentar barro e lama, por conta da chuvarada, e muitos veículos acabaram atolando no meio do caminho. Foi um deus nos acuda!

Me dá um dinheiro aí

Antes de chegar à ETE, Zema percorreu escola e creche em Pirajuba, sempre acompanhado pelo presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda. Conversou com os funcionários e perguntou a uma servidora se ela estava ganhando mais agora, surpreendendo-se com a resposta dela: “Não. A mesma coisa”... Teve sorte de não colocar o prefeito Ruy Ramos em maus lençóis.

Mamãe eu quero mamar...

Durante entrevista coletiva, o governador esquivou-se de responder à indagação da colega Daniela Brito sobre o reajuste de 41% para o funcionalismo estadual, considerando que pouco antes Zema havia reclamado que recebeu um Estado quebrado pelo governo do PT. O governador limitou-se a dizer que ainda não teve tempo de analisar o projeto aprovado pelos deputados mineiros. E defendeu a necessidade de reposição salarial para os policiais.

Bandeira branca, amor!

No seu pronunciamento, o governador Romeu Zema defendeu as reformas tributária e administrativa para o país voltar a crescer. Flertou descaradamente com as propostas do governo Bolsonaro. E voltou a dizer que o trabalho para recuperar as finanças de Minas vai demandar pelo menos 10 anos.

Olha o cabelo dele...

Zema elogiou tanto a gestão de Rui Ramos e a cidade de Pirajuba, que deixou o prefeito sem graça diante dos convidados. O governador chegou a dizer que os jardins das praças de Pirajuba estavam mais bonitos e bem cuidados do que o jardim da casa dele.

Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

Ex-prefeito Anderson Adauto não pode ser candidato nestas eleições, mas garante que vai participar ativamente do processo eleitoral em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, na manhã dessa sexta-feira, AA rasgou elogios a Elisa Araújo, pré-candidata a prefeita ainda sem partido. Disse que tem conversado com vários nomes, articulando uma frente ampla de oposição que possa levar à alternância de poder. Citou, dentre outros, Samir Cecílio Filho e Carlos Assis Pereira.

Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim...

Ainda aos ouvintes da Rádio JM Anderson Adauto confirmou o que esta coluna antecipou com exclusividade: o desejo de ter o educador Danival Roberto Alves como candidato a prefeito. Segundo AA, Danival recusou a proposta, alegando não ter se preparado para isso.

Se você pensa que cachaça é água...

Tem chamado a atenção o belo uniforme azul-escuro da Guarda Municipal em Uberaba. Porém, mais interessantes que os trajes têm sido os primeiros resultados da GM sob novo comando. Na tarde de quarta-feira (19), por exemplo, depois de analisar imagens cedidas pelo seu Setor de Inteligência comprovando denúncia recebida, a GM apreendeu cinco suspeitos de tráfico de drogas, junto a quantidade expressiva de entorpecentes, na Praça Jorge Frange. Vizinhança há tempos vinha pedindo providências e agora conseguiu que a Guarda faça policiamento preventivo naquela região.

Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

Uberaba está na disputa com Manaus para conquistar uma fábrica de motos elétricas. Trata-se da Horwin. Foi o que confirmou o CEO da empresa chinesa, Wendsor Zhou, ao informativo digital Motonline.

As águas vão rolar...

Uberaba acaba de formalizar um Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA), para desenvolver uma parceria altamente interessante com países africanos. Nascido a partir de projeto da Fundação Getúlio Vargas Europa, o Ciitta congrega o Instituto Agronelli, do visionário Marco Túlio Paolinelli; a Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique, pilotada pelo grande embaixador do Brasil na África, Sinfrônio Júnior, além de representantes da Embrapa, Epamig, Fazu e Uniube. O projeto envolve cifras milionárias, algo em torno de R$5 bilhões, para mudar totalmente o perfil da produção de alimentos no continente africano. O Ciitta será responsável por capacitar mão de obra para operar equipamentos, multiplicar as informações e vender produtos e serviços que possam tornar países como Nigéria e Moçambique em produtores de alimentos, e não mais importadores de 100% daquilo que consomem.

Oh abre alas que eu quero passar...

A ideia, segundo Cleber Guanary, da FGV Europa, é produzir tubérculos, hortifrúti, leite e carne nos países africanos parceiros, com técnica adequada. Assim, além de exportar máquinas, insumos e produtos, o Brasil estará exportando serviços e tecnologia capazes de levar a África a produzir comida mais barata para a população. Paralelamente, o Ciitta será responsável por exportar conceitos e projetos socioambientais, inspirados no sucesso do que a Agronelli faz em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por