GERAL

Após BH, Montes Claros é a 2ª cidade do estado a voltar exigir o uso de máscara em locais fechados

Publicado em 18/06/2022 às 16:20Atualizado em 18/12/2022 às 22:16
Compartilhar

Temerosos com o aumento de casos, Governo Municipal de Montes Claros optou pela obrigatoriedade do item em locais fechados (Foto/Arquivo JM)

A cidade de Montes Claros voltou a exigir o uso de máscaras em lugares fechados a partir deste sábado (18). A medida, determinada em decreto pelo prefeito Humberto Souto (Cidadania), é justificada com o aumento de casos da Covid-19.

De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, em sete dias foram registrados 2.271 novos casos de coronavírus no município no norte do estado. Ainda, duas mortes ocorreram no mesmo período, sendo dois idosos, de 66 e de 83 anos, causadas pela doença.

Segundo o boletim epidemiológico da cidade, desde o início da pandemia, Montes Claros registrou 76.892 contaminações e 1.068 pessoas perderam a vida por causa do coronavírus. O chefe do executivo afirma que a maior preocupação do Governo Municipal é a prevenção contra um novo aumento dos casos de coronavírus e a possível superlotação dos hospitais.

Souto relembrou que os hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade não dispõem mais leitos destinados exclusivamente aos pacientes da Covid com valores adicionais liberados pelo Ministério da Saúde, o que dificulta ainda mais o atendimento em um quadro de superlotação.

Ainda, o chefe do executivo afirma que após os dois anos de pandemia, a população está mais consciente em relação às formas de prevenção.

Esta é a segunda cidade a retomar o uso de máscaras após a queda do uso da proteção fácil definida pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 1º de maio.

A capital de Minas, Belo Horizonte, foi o primeiro município mineiro a retomar a obrigatoriedade em 14 de junho, devido ao aumento do número de contaminações por Covid-19. De acordo com dados do quantitativo acumulado em 14 dias, em 19 de maio, o número de novos casos era de 112,9 por 100 mil habitantes. Os dados mais recentes, de 8 de junho, são de 156 casos confirmados por 100 mil habitantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por