POLÍTICA

Walter Braga Netto pode ser indicado como vice de Bolsonaro na chapa para reeleição

Em entrevista, o presidente deu dicas que o escolhido seja o ministro da Defesa

Publicado em 22/03/2022 às 08:18Atualizado em 18/12/2022 às 23:33
Compartilhar

O presidente Jair Bolsonaro dá indícios que pode escolher o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como candidato a vice-presidente na chapa dele à reeleição. Durante entrevista à rádio Jovem Pan, o governante afirmou que ainda não queria adiantar o nome do escolhido, mas que ele é natural de Belo Horizonte, capital mineira, e estudou em um colégio militar.

Walter Braga Netto nasceu em 11 de março de 1957 na capital de Minas Gerais e é apontado como um dos principais nomes colocados na mesa de Bolsonaro para a união eleitoral. Hoje general, ele também se formou no curso de cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na turma de 1978.

A suspeita da chapa deve ser reforçada na próxima semana, segundo Bolsonaro, com a saída de ministros que vão disputar as eleições. Braga Netto deve ser um dos que vão deixar a cadeira na Esplanada dos Ministérios.

“Obviamente, vocês vão tomar conhecimento de quem vai ser meu vice, apesar de só sair em agosto, pelas possíveis saídas de ministros agora em 31 de março”, disse.

O presidente da República acrescentou que a escolha teve como motivação a certeza de que o vice-presidente, se eleito, não tentará tomar o mandato para si em uma traição a Bolsonaro.

“Eu não quero adiantar agora o nome dele, mas devemos ter um vice que não é para ganhar eleição, é para ajudar a governar o Brasil. Ganhar a eleição, vamos dizer, é bem mais fácil, ou menos difícil, do que governar”, acrescentou. “Eu tenho que ter um vice que não tenha ambições de assumir a minha cadeira ao longo de um mandato”, destacou Bolsonaro, em outro momento.

A exclusão do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) da chapa já é certa. Ele se filiou ao Republicanos na última quarta-feira (16) para concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Mesmo tendo discordâncias com Mourão, Bolsonaro disse que irá declarar apoio ao atual vice.

Bolsonaro se filiou ao PL em outubro de 2021 para concorrer à reeleição. A pré candidatura dele será lançada no sábado (26), em Brasília.

Ainda na entrevista, o mandatário indicou que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles poderia ser o candidato a vice na chapa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ao governo de São Paulo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por