CIDADE

Cerca de 18% da população de Uberaba está inscrita em algum programa social do governo federal

Joanna Prata
Publicado em 14/02/2022 às 10:14Atualizado em 18/12/2022 às 23:56
Compartilhar

Em dezembro de 2021, 61.053 pessoas estavam inscritas no CádÚnico em Uberaba, que corresponde a 26.549 famílias. Isso quer dizer que um pouco mais de 18% da população Uberabense, baseado no último dado demográfico divulgado pelo IBGE em 2021, pode ser atendida por algum programa social do governo federal.

O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico, a família pode tentar participar de vários programas sociais.

O Auxílio Brasil foi lançado em 2021 para substituir o programa Bolsa Família. Somente em fevereiro deste ano, o benefício de cerca de R$ 400 foi pago a 9.870 famílias uberabenses.

Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência, é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Em Uberaba, são 6.492 beneficiários ativos em dezembro de 2021.

Além desses programas outros benefícios para os incluídos no CadÚnico sã Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e o Programa Bolsa Verde

Entre os critérios para conseguir se cadastrar no CadÚnico está a de que a renda mensal por pessoa na família precisa ser de até meio salário mínimo. A renda mensal familiar precisa ser de até três salários mínimos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por