GERAL

Famílias deportadas dos EUA relatam humilhação:"Me deixaram 12 dias sem banho"

Publicado em 27/01/2022 às 20:50Atualizado em 19/12/2022 às 00:24
Compartilhar

Ao todo, 211 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos. Durante o desembarque ocorrido nesta quarta-feira (26), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, era possível ver o quão desestabilizados física e mentalmente, eles se encontravam.

Os brasileiros voltaram ao país após voo de 12 horas. Famílias inteiras retornaram ao Brasil, muitas apenas com a roupa do corpo, e sem saber como voltar para casa. Estes são, por sua vez, imigrantes ilegais, que foram detidos pelo governo norte-americano enquanto tentavam cruzar a fronteira do México com os Estados Unidos.

Muitos relatam momentos de total desespero e de bastante humilhação durante o tempo em que passaram detidos. Um pedreiro de 39 anos, morador da capital mineira, relata que era impedido de ver a própria filha, que por sua vez, ficou presa com a mãe. "É humilhante. Logo que nos entregamos para a imigração já nos separaram. Minha filha ficou com a mãe, numa ala, e eu fiquei em outra. Sem contato nenhum", descreve.

O período de detenção, segundo relato do pedreiro, durou seis dias. Ainda segundo informações do mesmo, neste período as celas ficavam lotadas, com cerca de 30 pessoas e a alimentação dos detidos se limitava, diariamente, a um burrito.

Outro mineiro, este de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, que desembarcou com a esposa e os dois filhos, de 6 e 2 anos, conta que no período de detenção, o dobro do relatado pelo pedreiro, não era permitido nem tomar banho.

"Estou chegando aqui com a roupa do corpo. Me deixaram 12 dias sem banho. Minhas duas filhas tiveram diarreia nesse período e ficaram muito mal, tiveram que ser hospitalizadas", diz.

O homem relata que tinha como sonho se estabelecer no país, mesmo que fosse de forma ilegal. Agora, para ele, o desafio será lidar com a realidade no Brasil. "Saí do país pois não havia perspectiva nenhuma para mim aqui. Estou sem emprego, sem endereço fixo, sem nenhuma renda. Peguei empréstimos com amigos para comprar as passagens. Não imaginei que terminaria dessa forma", lamenta.

Desde outubro de 2019, esse é o 51° voo com brasileiros deportados enviados pelos Estados Unidos. O avião, que pousou às 13h25, foi fretado pelo governo norte-americano e partiu de uma base militar na cidade de Yuma, no estado do Arizona. Por conta da presença de crianças, cerca de 90 entre os passageiros, a Vara da Infância e Juventude das comarcas de Belo Horizonte e Pedro Leopoldo acompanhou o desembarque.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por