CIDADE

Pacientes pós-Covid são tratados por educadores físicos no HC-UFTM

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 04/01/2022 às 19:48Atualizado em 18/12/2022 às 17:33
Compartilhar

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) está recuperando pacientes pós-Covid-19 e de outras enfermidades com profissionais de Educação Física. Os procedimentos ajudam pacientes a recuperar a capacidade como mobilidade, autonomia e coordenação e as sessões são realizadas no Centro de Reabilitação e no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupic).

Participam da iniciativa, atualmente, 20 pacientes. A autoria da proposta é do professor Valter Paulo Neves Miranda, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFTM. Nos atendimentos, é trabalhada a aptidão cardiorrespiratória, são realizados exercícios na esteira e na bicicleta. Também são aplicados os de força e flexibilidade, além daqueles ligados à coordenação e ao trabalho cognitivo, que estimula diretamente a memória.

A maioria dos pacientes realiza duas sessões por semana. “Além da prática de exercício assistido, planejado, orientado, nós fazemos uma avaliação das capacidades físicas relacionadas à saúde geral e, com esses resultados, passamos recomendações e orientações para a prática de atividade física no dia a dia”, explica Miranda.

Uma paciente, cuidadora de idosos, chegou ao atendimento da Educação Física por meio do Ambulatório Pós-Covid-19. Está sendo acompanhada há cerca de dois meses, após contrair o vírus, e se recupera de sequelas deixadas pela doença. A lista de sintomas informada por ela é extensa: não tinha força nas mãos, não caminhava, sentia muitas dores, o que comprometeu o desempenho no trabalho.

Pensando em estender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimento no Centro de Reabilitação, o acesso às práticas orientadas de atividades físicas, Miranda produziu uma série de vídeos curtos, com o auxílio de estagiários do curso de Educação Física da UFTM. “Estamos desenvolvendo materiais audiovisuais para incentivar a prática e atender à recomendação básica de atividades e exercícios físicos baseada nas informações do Guia Nacional de Atividade Física, publicado recentemente, em 2021”, conta o professor.

Ao todo são 20 vídeos, que trazem séries de movimentos que podem ser feitos em casa. Chamados de “Atividades Físicas do Dia a Dia”, têm graus de intensidade diferentes, mas nada que seja obstáculo à pessoa sedentária. Miranda pretende transformar a iniciativa em um projeto de extensão, o que também vai servir para divulgar mais amplamente os exercícios. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por