SAÚDE

Influenza A H3N2 e sua variante Darwin colocam Minas Gerais em estado de alerta

Bruno Campos
Publicado em 17/12/2021 às 17:34Atualizado em 19/12/2022 às 00:48
Compartilhar

Mais uma preocupação para os brasileiros. O vírus Influenza A subtipo H3N2 tem colocado alguns estados em situação de epidemia e outros em estado alerta. Além do vírus, foi detectada também uma mutação, a H3N2 Darwin. Em Minas Gerais, já são sete os números de casos confirmados da doença. O nome da nova cepa é em referência a Darwin, cidade australiana onde o vírus foi descoberto.

Com o estado em alerta, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que, até o momento, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) detectou 67 amostras clínicas, somente nas últimas três semanas, com a presença do vírus influenza A H3N2. A Secretaria reforça a necessidade de se redobrar os cuidados, os mesmos já adotados na prevenção de contágio da Covid-19, a fim de evitar contrair o vírus tanto quanto a importância em se procurar postos de vacinação a fim de se imunizar.

A vacinação contra a Influenza está liberada para todas as pessoas acima dos seis meses de idade. Em Minas Gerais, segundo informações da Secretaria de Saúde, 78,5% do público alvo está vacinado. O imunizante contra a Influenza é trivalente, valendo contra a Influenza B, H1N1 e H3N2, entretanto, a mutação Darwin não consta no quadro de imunização da vacina, que tem previsão de renovação no imunizante para 2022, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há chances de um surto global da doença para o próximo ano.

Os sintomas mais comuns da H3N2 são dores de cabeça, no corpo, tosse e febre. Mesmo não tendo uma taxa de letalidade tão alta quanto a Covid-19 e suas variantes, a H3N2, quando não tratada, pode evoluir para pneumonia e otite, predominantemente em crianças. No caso dos idosos, há uma maior preocupação com aqueles que já passam dos 70 anos de idade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por