POLÍTICA

Sem AVCB: prefeita Elisa promete regularizar escolas de Uberaba junto aos bombeiros até o fim do mandato

Gisele Barcelos
Publicado em 08/12/2021 às 21:01Atualizado em 19/12/2022 às 01:02
Compartilhar

Com 70% das escolas da rede municipal atualmente sem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) assegura que um planejamento já foi elaborado para regularizar a situação e adaptar todas as unidades às normas de segurança contra o incêndio até o fim do mandato em 2024.

O auto de vistoria é emitido pelo Corpo de Bombeiros como forma de garantir que o edifício segue as regras de segurança contra incêndio. Para que o prédio seja aprovado, é preciso que as instalações tenham não só extintores, mas também luzes de emergência e sinalização de saída de emergência. Caso o edifício não cumpra os requisitos, é determinado um prazo para realizar uma nova vistoria e o responsável deve promover as adequações necessárias pelos bombeiros.

Em entrevista à Rádio JM, a chefe do Executivo argumentou que o problema foi herdado da gestão passada. “Estamos cumprindo um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] com o Ministério Público que já deveria ter sido cumprido anteriormente e não foi”, justifica.

De acordo com Elisa, a equipe elaborou um plano de execução para regularizar a situação das unidades e o documento será apresentado à Promotoria. “Pretendemos encerrar o mandato, ao final de quatro anos, com tudo pronto e as escolas bem equipadas e seguras para crianças e servidores”, acrescentou.

Das 75 unidades escolares da rede municipal, apenas 22 tinham o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros no início de 2021. Ao longo do ano, a Prefeitura conseguiu a emissão de mais três, totalizando agora 25 escolas em situação regular.

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação, outras 16 escolas já estão com os projetos técnicos aprovados e prontos para execução no momento. Há ainda mais oito unidades com os projetos técnicos em fase de elaboração.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por