POLÍTICA

Elisa apresenta ZPE de Uberaba a agência de investimentos de Dubai

Gisele Barcelos
Publicado em 16/11/2021 às 20:25Atualizado em 18/12/2022 às 16:54
Compartilhar

Presente ontem em assinatura de termo de cooperação entre o Estado e agência de promoção de investimentos de Dubai, a prefeita Elisa Araújo (Solidaridade) apresentou o projeto da ZPE Uberaba a dirigentes do órgão internacional. O polo de fertilizantes instalado na cidade e o potencial turístico foram outros temas discutidos com os representantes da agência.

Em resposta ao Jornal da Manhã, a chefe do Executivo ressaltou que a presença na cerimônia é uma oportunidade para mostrar a ZPE e atrair investidores internacionais para consolidar o empreendimento. “A agência de Dubai tem vasta experiência e recursos para implementação de empresas no exterior”, pondera.

A prefeita lembra que as empresas na ZPE têm taxa zero para produzirem mercadorias voltadas à exportação e os Emirados Árabes também têm desoneração para a entrada de produtos, o que torna o investimento no exterior ainda mais vantajoso.

O acordo com a agência Dubai FDI foi assinado pelo governador Romeu Zema (Novo). O documento busca fomentar parcerias entre o órgão internacional e o Indi (Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior). Outro objetivo é promover a imagem de Minas Gerais como destino turístico e de investimentos de empresas locais.

O termo assinado contempla a cooperação técnica entre o Indi e a Dubai FDI para intermediação de referências entre as comunidades empresariais de cada região, além de participação conjunta em eventos, intercâmbio de informações, pesquisas e afins, entre outros aspectos.

Para o presidente do Indi, João Paulo Braga, a parceria com uma agência de investimentos nos Emirados Árabes Unidos é o primeiro passo para futuros acordos.

Já o senior executive da Dubai FDI, Humad Al Nuaimi, pontuou que a agência está trabalhando para ampliar o número de empresas brasileiras em Dubai. “Nossa mensagem aos empresários do Brasil é que venham para cá e explorem as oportunidades locais. O mercado dos Emirados Árabes é a porta para o comércio”, destacou.

Minas e os Emirados Árabes Unidos já são parceiros comerciais, com destaque para a exportação de materiais de ferro e aço, açúcar e café. Além disso, Dubai é um grande hub logístico para o mercado asiático, funcionando como porta de entrada para as empresas mineiras naquele continente.

Agenda

Elisa embarcou na semana passada para Dubai, onde participa de missão oficial e integra a comitiva do governador. Na viagem, os dois também participaram de evento com o presidente Jair Bolsonaro, durante o fim de semana. A prefeita retorna ao Brasil no sábado (20).

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por