CIDADE

Câmara Municipal sedia hoje audiência sobre políticas públicas para LGBTQIA+

Publicado em 20/10/2021 às 21:03Atualizado em 19/12/2022 às 01:37
Compartilhar

Câmara Municipal de Uberaba sedia hoje audiência pública para abordar políticas públicas voltadas à comunidade LGBTIAP+. A audiência pública está marcada para as 19 horas. O evento é o atendimento de pedido formulado pelo Coletivo LGBTQIAP+ Beth Pantera.

O objetivo do Coletivo é solicitar a atenção dos poderes Legislativo e Executivo de Uberaba para as questões da comunidade. Será entregue um caderno de proposições à Câmara e à Prefeitura. Segundo Mellanye Divine, integrante do coletivo, serão apresentados aos membros do Legislativo Municipal e do Executivo os termos da Política Nacional de Saúde Integral LGBTQIAP+, políticas nacionais voltadas à segurança da comunidade e, também, indicações sobre orientações para resguardar as pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar. “Nós vamos entregar um caderno propositivo de legislação que possa, neste momento, integrar o indivíduo LGBTQIA+ aos acessos que qualquer pessoa tem direito de ter”, explicou Mellanye.

Conforme o JM Online noticiou no “Especial” do mês do orgulho LGBTQIA+, as pautas sobre saúde, educação, segurança e inclusão no mercado de trabalho são as principais solicitações da comunidade. Conforme Mellanye, a audiência é uma solicitação aos Poderes para que façam seu trabalho em relação aos munícipes. De acordo com a Drag Queen, o município recebe verba nacional para aplicar na saúde das pessoas LGBTQIA+. “Esse é um assunto muito sério, nós não temos hoje nenhum instrumento jurídico que versa sobre investimento público para a comunidade LGBTQIA+.”

Entre os fatores apontados por Mellanye está verba destinada à Fundação Cultural, que abriga a Coordenadoria de Políticas LGBTQIA+, de mais de R$4 milhões, conforme a Lei Orçamentária 2020/21. “Desses R$4 milhões nem um real foi para políticas da diversidade, segundo o próprio coordenador”, disse Mellanye.

Na assembleia de discussões da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, o coletivo Beth Pantera questionou o caminho para que as demandas da comunidade LGBTQIA + fossem inseridas nos investimentos públicos. “São necessários mecanismos para ingresso dos nossos corpos, que hoje são invisíveis dentro dos instrumentos jurídicos que demandam os investimentos públicos”, finalizou Mellanye.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por