ARTICULISTAS

Creio porque é absurdo

Apesar de ser atribuído a Tertuliano, o adágio credo quia aburdum jamais foi empregado

Bruno de Assis
Publicado em 18/05/2019 às 10:43Atualizado em 17/12/2022 às 20:51
Compartilhar

Apesar de ser atribuído a Tertuliano, o adágio “credo quia aburdum” jamais foi empregado pelo apologista cristão. Apenas traduz a essência de seu pensamento, refletindo sua posição de adversário irredutível da filosofia grega. Seu aforisma ilustra uma querela intensa que ainda hoje nos faz refletir: a oposição da fé e da razão. 

Devemos crer para compreender? Compreender para crer? Ou apenas crer? Como a ciência explicaria um mar que se abre e a terra torna-se seca para que um povo a atravessasse? E o dilúvio que inunda o mundo todo e dizima toda uma civilização?

Para quem não crê, a fé é, de fato, um absurdo. Se a fé não nos propusesse nada de incompreensível, ela deixaria de ser crença para transformar-se em ciência, conhecimento. Diante de alguns fatos, o que nos resta é suspender nosso juízo e realizar o salto da fé de Kierkegaard, como fez Abraão, o pai da fé, que ofereceria seu único e amado filho a holocausto por obediência a Deus.

Mas, se a religião apresenta elementos inapreensíveis para nós mortais, que contrariam nossa intuição, o certo é que nem toda ciência humana pode explicar a realidade por completo. O triunfo da razão, propalado pelos iluministas e por seus herdeiros falhou por não alcançar seus últimos desígnios.

A ciência e o conhecimento humano se mostraram falhos ao longo dos tempos, como nos demostra Thomas Kuhn e suas revoluções científicas. Novos paradigmas sucedem-se, derrotam os antigos e põem à prova a vaidade dos homens.

Guerras mundiais, revoluções, ditaduras e a opressão do homem pelo homem não nos permitem dizer que o esclarecimento levou a um progresso contínuo da humanidade em direção a uma pax perpetua.

Mesmo assim, o vício do intelectualismo, a crença vã na razão de que tudo se pode conhecer e explicar logrou por erigir a ciência como um ídolo e os cientistas como seus sacerdotes.

São Paulo apóstolo já alertava sobre os riscos de se reduzir a fé a uma questão intelectual, mera filosofia. “A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus”, diria Paulo na primeira carta aos gregos de Corinto.

“Porém, ainda que a fé esteja acima da razão, não poderá jamais haver verdadeira desarmonia entre uma e outra, porquanto o mesmo Deus que revela os mistérios e infunde a fé dotou o espírito humano da luz da razão; e Deus não poderia negar-se a si mesmo, nem a verdade jamais contradizer a verdade”, definiu o Concílio do Vaticano I. 

Creio sem precisar de um porquê. Só sei que creio. Creio porque creio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por