JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 26 de maio de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Saber envelhecer

Hoje, meu convite é para uma reflexão bem importante: Que tal começar a ter um olhar mais benevolente

10/05/2019 - 00:00:00. - Por Eliana Barbosa

Hoje, meu convite é para uma reflexão bem importante: Que tal começar a ter um olhar mais benevolente e positivo para a questão do envelhecimento? 

Veja, então, o que tenho aprendido com a valiosa experiência de meus familiares, pacientes e amigos:

• Ao encarar o envelhecimento como algo natural em sua vida, você lida com esse assunto com muito mais bom-humor e leveza.

• É importante saber envelhecer, mas amadurecer também, porque quando acontece a não aceitação da idade e a tentativa de escondê-la, isso é sinal de imaturidade, de insegurança emocional.

• As pessoas que envelhecem com um Plano B para essa fase da vida são mais felizes, ou seja, quando elas já se programam para superar certas limitações que vão aparecendo, tudo flui sem traumas nem pesares.

• Com o passar do tempo é comum também aumentar a autoconfiança. Os indivíduos param de se comparar com os outros e começam a ter posicionamentos mais assertivos diante das situações da vida, e até mais credibilidade naquilo que fazem.

• Com os anos, a tendência é ter mais compaixão e aceitação diante das imperfeições alheias, o que é sinal de sabedoria!

• Quando as pessoas envelhecem com consciência de seu valor, elas passam a se preocupar muito mais em contribuir do que em competir,  o que vai tornando-as cada vez mais espiritualizadas, serenas e lindas.

• Mas fica aqui um alerta: Para viver uma velhice com saúde e bem-estar, você deve, antes de tudo, se amar, se cuidar, se respeitar e se valorizar.

• E para isso, seja sincero com seus desejos e sonhos e, quando for preciso, diga NÃO – sem medo nem culpa - para todos aqueles que convivem com você apenas pela sua utilidade, sem perceberem sua essência, seu significado.

• Chegou a hora de dizer SIM para alguém muito especial... Você! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos
www.elianabarbosa.com.br
eliana@elianabarbosa.com.br

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia