JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Socialismo à mineira

12/03/2019 - 00:00:00. - Por Mário Salvador Última atualização: 12/03/2019 - 06:44:24.

Socialismo é um sistema político e econômico que propõe a distribuição igualitária da renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, além da tomada do poder pelo proletariado.
 
Visa a uma sociedade sem classes, em que bens e propriedades passam a ser de todos. O objetivo é acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre ricos e pobres. A Rússia foi o primeiro país a implantar esse regime político, a partir de 1917. Deu no que deu.
 
Comunismo e socialismo são parecidos, mas não sinônimos. Segundo teorias socialistas, para se chegar a uma sociedade comunista, é preciso, antes, passar pela etapa do socialismo.
 
O assunto não é tão simples para ser resumido em tão poucas linhas. Mas essa introdução basta para entendermos a conversa de dois mineiros: um, sabichão; outro, um tanto simplório. A historinha, de origem desconhecida, circula na internet e me pareceu interessante.
 
O mineiro sabichão começou a explicar ao amigo e compadre como seria a vida no socialismo:
 
– Por exemplo, compadre, se eu tenho quatro vacas e você não tem nenhuma, devo lhe dar duas, para ficarmos em igualdade.
 
– Esse trem é muito bão, cumpadre! Já tô gostano disso!
 
– Outro exemplo, compadre: se eu tenho duas carroças para carrear a colheita e você não tem nenhuma, devo lhe dar uma. Assim, cada um fica tendo uma carroça.
 
– E num é que esse trem é bão mesmo?! – animou-se ainda mais o mineirinho...
 
– E mais outro exemplo: se o compadre tem quatro camisas e eu não tenho nenhuma, o compadre deve me dar duas...
 
Nessa hora, o mineirinho animado perdeu toda a graça. Deu um pulo para trás, assustado, e saiu-se com esta:
 
– Aí, não! Já vi que esse tar de socialismo num presta!
 
– Uai... e por quê? – quis saber o mineiro sabichão.
 
– É que camisa eu tenho!
 
Nós, seres humanos, temos que conseguir sobreviver em meio aos sistemas políticos e econômicos, todos eles com seus defeitos. Mas, pelo visto, o bom mesmo é dividir só a riqueza dos outros...
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia