ARTICULISTAS

Lula

Lula foi avisado para ter cuidado com a juíza federal substituta Gabriela Hardt, cuja mão é mais pesada que a do juiz federal Sérgio Moro

Mário Salvador
Publicado em 18/02/2019 às 23:01Atualizado em 17/12/2022 às 18:20
Compartilhar

Lula foi avisado para ter cuidado com a juíza federal substituta Gabriela Hardt, cuja mão é mais pesada que a do juiz federal Sérgio Moro. No interrogatório de Lula, cujo processo ela presidiu, o ex-líder tentou aparteá-la. A frase que ela disse então virou meme e fez desmoronar o palco político em que Lula queria subir: “Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema.” 

Gabriela condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal que envolve o sítio de Atibaia, pena maior que a imposta por Moro no caso anterior. As sentenças de Lula agora somam mais de vinte anos de prisão. Com a progressão de regime para o semiaberto, alguns anos se perderão pelo caminho. Não é muito a comemorar, pois Lula responde a outras ações penais.

“Esse é o cara. Eu adoro esse cara!” - disse Barack Obama sobre Lula no G20, e ainda se referiu a ele como “o político mais popular da Terra”. Agora Lula e seu partido político rolam ladeira abaixo. Não é para menos. Lula usou da força política para se locupletar e favorecer familiares. Criou um esquema de corrupção sistêmica, que, como explicou Gabriela Hardt, tinha por objetivo também, “de forma espúria, garantir a governabilidade e a manutenção do PT no poder”. Agora Lula deve pagar por seus erros, como todos os mortais.

Ainda segundo Hardt, “exige-se de um presidente da República um comportamento exemplar”. Isso é o mínimo que o povo espera. O país precisa de líderes verdadeiros, íntegros e éticos, responsáveis e justos, que inspirem credibilidade e confiança, que deixem em evidência o seu país e amem seu povo, que organizem o processo político, comprometendo-se com a causa pública e promovendo a qualidade de vida de todos.

Lula não foi o líder que esperávamos. Pela indignação do povo com a crise política por que o país passava é que Bolsonaro venceu nas urnas. Bolsonaro representa a renovação da esperança de termos um líder que conduza bem a nação e reduza a corrupção e o sangramento dos cofres públicos - o que não é pouco. Só o tempo dirá se ele conseguirá.

Logo após a condenação de Lula nesse segundo julgamento, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, informou que mais de cem mil assinaturas apoiam a indicação de Lula para o Nobel da Paz. Agora só falta o PT reivindicar a canonização de Lula em vida. Francamente...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por