CIDADE

Agência retoma atividades com o foco no desenvolvimento regional

Agência reúne 70 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, associados a quatro associações microrregionais Amvale, Amvap, Ampla, Amapar, sediadas, respectivamente, em Uberaba, Uberlândia, Araxá e Pato

Publicado em 23/09/2021 às 20:22Atualizado em 18/12/2022 às 16:04
Compartilhar

Foto/Divulgação

Evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Uberaba, cujo objetivo central foi a retomada das atividades da Agência

Através de iniciativa da prefeita de Uberaba e vice-presidente da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), Elisa Araújo, essa quinta-feira fica marcada como data histórica para a Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com a realização de um grande evento realizado no auditório da Prefeitura de Uberaba e cujo objetivo central foi o da retomada das atividades da Agência.

A programação incluiu a participação de representantes de três importantes órgãos do Governo de Minas: Cemig, Indi (Agência de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais) e Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura, cujos representantes apresentaram realizações da atual gestão estadual na região e investimentos programados e ouviram reivindicações de gestores presentes.

Cabe destacar que a Agência reúne 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, associados a quatro associações microrregionais Amvale (Vale do Rio Grande), Amvap (Vale do Paranaíba), Ampla (Planalto de Araxá), Amapar (Alto Paranaíba), sediadas, respectivamente, em Uberaba, Uberlândia, Araxá e Patos de Minas.

Ao comemorar o êxito na realização do encontro, a prefeita Elisa Araújo ressaltou: “A gente cresce junto com os pequenos, médios e grandes municípios, por isso fico muito feliz em receber os representantes de todos os portes de cidades aqui. Esse movimento de união é que traz resultados. Um dos grandes gargalos dos municípios é a questão da energia. Isso nos dá credibilidade e confiança para que a gente possa atrair investimentos. Isso é Desenvolvimento Econômico. Para a iniciativa privada, tempo é dinheiro, e quando conseguimos escoar nossa produção, geramos emprego e renda para a nossa gente. Infraestrutura é muito importante para fortalecer a nossa região economicamente e nós temos potencial para isso”.

Investimentos da Cemig na região. Em sua exposição, a superintendente de Relacionamento com Clientes da Distribuição da Cemig, Roberta Nanini Chauar Rolim, falou dos novos investimentos que a empresa executa no momento. Ela destacou o Programa Mais Energia, que consiste na construção de novas subestações no Estado e, também, aqui na região do Triângulo. “Hoje, a Cemig tem no Estado de Minas 413 subestações. E, agora, já em construção, 200 novas unidades para os próximos cinco anos. Isso quer dizer: qualidade no fornecimento de energia e chegar a todos os clientes dos municípios”, diz, ao revelar que o conjunto de obras representa um investimento da ordem de R$12,5 bilhões. O projeto inclui nove novas subestações na região. “A Cemig, agora, só investe em Minas”, assinalou a superintendente, ao observar que, com essas obras definidas, a empresa está ainda mais preparada para os novos investimentos que estão sendo buscados pelo Governo do Estado.

O papel do INDI. O diretor do Indi, Ronaldo Barquette, por sua vez, disse, inicialmente, que o órgão criado no final da década de 1950 foi a primeira agência de desenvolvimento do Brasil. Tem por finalidade, inclusive, capacitar os gestores municipais para que consigam atrair novos investimentos, além de estarem sempre atentos às necessidades e demandas dos empreendimentos já em funcionamento. Ao definir por uma cidade, o empreendedor leva em conta, também, itens como qualidade de vida, segurança e escola, fortes aliados da logística disponibilizada. E fez questão de enaltecer o trabalho da prefeita Elisa e demais colegas do Triângulo e Alto Paranaíba para esse processo de retomada e fortalecimento da Agência de Desenvolvimento Regional. “A região é pujante e muito representativa no Estado”, diz.

Obras para a região. O subsecretário estadual de Obras e Infraestrutura, Breno Longobucco, focou suas explanações na perspectiva do curto prazo, ao citar que, em outubro próximo, o DER-MG vai emitir ordem de início das obras de recuperação da BR-497, entre Uberlândia e Prata. Também a MG-190, Uberlândia­-Abadia dos Dourados. Citou a publicação do edital para a melhoria da BR-255, de Iturama a Itapagipe. Além disso, estão em fase de elaboração de projetos de recuperação funcional de outras rodovias, com recursos do Estado e do acordo com a Vale, bem como emendas de parlamentares. Enumerou, ainda, o edital de concessão de vários lotes de estradas da região. A consulta pública já foi realizada e o momento é de expectativa quanto à divulgação do resultado.

A força do municipalismo. Para o presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), Julvan Lacerda, Minas Gerais “tem demanda de crescimento”, ao enfatizar a importância do reinício das ações e gestões da Agência de Desenvolvimento Regional. “Com a união dos prefeitos e dos gestores municipais, a região só tem a ganhar com novas e perspectivas positivas de presente e de futuro”, diz. Manifestou sua satisfação em transmitir a informação aos presentes de que o Estado passa a cumprir com a destinação de 12% do orçamento para a área de Saúde. Uma das conquistas do municipalismo mineiro, citada por Julvan Lacerda, foi o fechamento de acordo em que o Estado vai quitar um crédito da ordem de R$6,3 bilhões para com os municípios mineiros, de forma parcelada. 

O presidente da Amvale e prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, também exaltou a decisão da prefeita Elisa em atuar em prol de ser retomado o trabalho da Agência, com a adoção de uma ampla reformulação do G-70 (Grupo dos 70 Prefeitos e Prefeitas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), cujo início foi marcado pela realização do importante painel, seguido de palavra livre dos gestores com a representação dos três órgãos de Estado. “A Agência reinicia com toda força. O intuito é um só: o desenvolvimento da nossa região”, acrescentou o prefeito. 

Participaram, ainda, da reunião, que marca uma nova etapa no funcionamento da Agência de Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba: o presidente da  Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos; os prefeitos de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges; Patos de Minas, Luiz Eduardo Falcão Ferreira; Itapagipe, Ricardo Garcia – representando os municípios do Baixo Vale do Rio Grande; Pedrinópolis, Rafael Ferreira Silva; o vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amapar) e prefeito de Coromandel, Fernando Breno Valadares Vieira; os deputados estaduais Raul Belém, Heli Andrade e Bosco, e os deputados federais Zé Vitor e Franco Cartafina, e os vereadores de Uberaba, Luizinho Kanecão e Rochelle Gutierrez. Também o registro da marcante presença de dezenas de outros prefeitos, prefeitas, vereadoras e vereadores dos 70 municípios participantes da Agência. E, ainda, os secretários Executivos da Amvale (Vanessa Silva Faria); Amvap (Maria Martins Pedrosa) e Ampla (João Natal).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por