ARTICULISTAS

A semente e o berço

Basta ligar a Televisão para assustar-se com o aumento de todos os tipos de crimes que se repetem em nosso meio

Padre Prata
Publicado em 15/12/2018 às 15:10Atualizado em 17/12/2022 às 16:28
Compartilhar

Basta ligar a Televisão para assustar-se com o aumento de todos os tipos de crimes que se repetem em nosso meio. Matam friamente para roubar um carro, uma moto, um celular. Não poupam nem sequer os idosos. Deixam para trás um rio de sofrimento e dor. Por quê? Minha mãe diria: “É falta de berço”. 

A família é o núcleo mais importante da formação humana. Se a família falhar, os produtos serão esses monstrinhos que aprontam o que estamos vendo todos os dias.

Paulo, em sua carta aos colossenses, deixou um recado bem clar “Pais, amai vossas esposas e não as trateis com indelicadezas. Esposas, amai vossos maridos como convém ao Senhor. Filhos, obedecei aos vossos pais para que haja paz na família. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não se revoltem”. Ele nos faz refletir sobre o tipo de semente que estamos plantando no coração desses meninos. Pensando bem, todos nós somos semeadores. A semente está em nossas mãos e, sobretudo, em nossos corações. Nós a lançamos na medida em que caminhamos. Todos nós. E não há como recolhê-la. Uma vez lançada, não há como voltar atrás. Podemos semear semente boa como podemos semear semente ruim. Tanto uma como outra irá brotar. A praga não deixa de ser praga. O que semeamos é a nossa palavra. É o nosso exemplo. Seja bom ou seja ruim, o certo é que a semente brotará e crescerá sem que o percebamos. Pode ser a semente da mentira, da irresponsabilidade, da imoralidade, do ódio, da vingança, da maledicência, da injustiça, da prepotência. Pode ser também a semente do amor, do carinho, da compreensão, da paz, da verdade, da fraternidade, da união, do perdão e da reconciliação. Pode ser que um dia a gente veja o resultado do plantio. Também pode ser que não. O importante é semear. Muitas vezes quem colhe são os outros. O exemplo quando é bom tem efeito multiplicativo. Cresce em corrente sem que percebamos. Os gestos de amor e de perdão geram outros gestos de amor e de perdão. Uma educação deficiente cria elos negativos, propagam destruição. 

As famílias não sobrevivem por causa de suas riquezas, de seus luxos, por causa das badalações sociais, de força política. As famílias sobrevivem porque souberam semear. O berço é básico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por