ARTICULISTAS

Dois turnos

As eleições no Brasil são realizadas em anos pares e os mandatos dos eleitos duram 4 anos

Márcia Moreno Campos
Publicado em 13/10/2018 às 12:15Atualizado em 17/12/2022 às 14:26
Compartilhar

As eleições no Brasil são realizadas em anos pares e os mandatos dos eleitos duram 4 anos, à exceção dos senadores, por 8 anos. O voto é secreto desde 1932 e a votação era manual, utilizando-se a cédula para marcar ou escrever o nome do candidato até 1996, ano em que o TSE iniciou a implantação do voto eletrônico através da urna eletrônica brasileira integrada a um sistema informatizado. O resultado saía no primeiro turno por maioria absoluta, até que a Constituição de 1988 introduziu as eleições em dois turnos para presidente, governador e prefeito em cidades com mais de 200 mil eleitores. Foi o que aconteceu no dia 7 de outubro deste ano de 2018, quando os brasileiros indicaram que haveria segundo turno na disputa presidencial e em vários Estados do país.

Diante do fato consumado, em consonância com a lei maior que é a Constituição Federal, causou-me espanto a quantidade de pessoas que se manifestaram de forma agressiva contra aqueles que, exercendo seu direito democrático, optaram por um candidato diferente daquele que passou ao segundo turno como o mais votado. Acusaram ostensivamente esses eleitores, eu incluída, de culpados por não liquidar o pleito no primeiro turno. É de se indignar. Esses mesmos acusadores comemoraram efusivamente os erros das pesquisas que indicavam ganhadores diferentes dos de suas vontades. Mas, incoerentemente, exigiram de nós, que optamos por outro candidato, o chamado voto útil, jogando no lixo nossas esperanças e convicções. E se não existissem pesquisas, nos consentiriam exercer a livre escolha?         Ora, o sistema político brasileiro permite a convivência de 35 partidos políticos, porém certos eleitores pouco afeitos à democracia querem nos impor, já no primeiro turno, um candidato que não seja da nossa preferência, contra o que eles chamam de mal maior. Preocupante. 

Entendo que a instituição de dois turnos teve por escopo fazer valer a vontade da maioria, já que só permite a eleição de candidatos com 50% mais 1 dos votos válidos. Sendo assim, o segundo turno abre aos postulantes um maior tempo de exposição, dando-lhes nova chance para apresentar propostas que serão discutidas e comparadas; apontar futuras equipes que serão avaliadas e, acima de tudo, dimensionar atitudes. O voto é livre e é assim que tem que ser.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por