ARTICULISTAS

Mudando hábitos

Hábitos são como rituais que você realiza sem pensar. Escovar os dentes depois das refeições

Eliana Barbosa
Publicado em 16/08/2018 às 22:09Atualizado em 17/12/2022 às 12:33
Compartilhar

Hábitos são como rituais que você realiza sem pensar. Escovar os dentes depois das refeições é um hábito saudável, porém, tomar líquido nas refeições é um hábito prejudicial.

O triste é que mesmo sabendo dos hábitos que devemos mudar para ter mais saúde e qualidade de vida, ainda assim resistimos.

Nosso cérebro precisa de novos estímulos para mudar padrões já estabelecidos e eu vou lhe ensinar seis passos para você trocar hábitos nocivos por aqueles que irão mudar o rumo de sua vida para muito melhor:

1 - Anote em um papel os hábitos que têm atrapalhado a sua saúde física, emocional ou mental, ou o seu desempenho profissional. E escolha mudar um de cada vez, para que você não corra o risco de desistir.

2 - Para se sentir motivado, crie um novo hábito que seja plausível e facilite a mudança. Exempl inscreva-se em uma academia que fique perto (não longe) de sua casa ou trabalho, e, se precisar tomar uma vitamina todos os dias de manhã, procure guardá-la ao lado da garrafa de café (não escondida em sua bolsa ou armário).

3 - Tenha cuidad a imaginação é muito mais poderosa do que a vontade. Se você quer emagrecer, mas imagina que é difícil reduzir o consumo de doces, por exemplo, sua imaginação não o deixará seguir a dieta. Então, o segredo é: antes de se preocupar com a alimentação, inunde sua imaginação, o dia inteiro, vendo-se elegante, admirado pelas pessoas, ouvindo elogios... Quando seu cérebro acreditar nesta nova imagem que você criou, ele o ajudará diminuindo seu apetite e lhe dará disposição para você exercitar o seu corpo.

4 - Um novo comportamento só se torna um hábito quando ele é incorporado pelo seu inconsciente, que aprende pela repetição, por emoções fortes e visualizações. Alguns estudos da psicologia moderna e da neurociência explicam que, ao repetir um novo comportamento por 21 vezes, sistematicamente, ele tende a se tornar um hábito. Além disso, visualize-se vivendo com este novo hábito e sinta a emoção de estar cuidando de si mesmo, imagine o incentivo das pessoas, veja-se mais disposto e feliz.

5 - Escreva o que você vai lhe dar de presente quando conseguir transformar o novo comportamento em um hábito.

6 - E, ao final de cada dia, anote o seu progresso e se parabenize por isso! 

(*) Coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por