ARTICULISTAS

Sua casa, seu reflexo

Hoje eu quero falar com você sobre como anda a sua casa e as suas emoções a respeito disso

Eliana Barbosa
Publicado em 20/07/2018 às 17:33Atualizado em 17/12/2022 às 11:40
Compartilhar

Hoje eu quero falar com você sobre como anda a sua casa e as suas emoções a respeito disso. Dirijo-me principalmente às mulheres, mas os homens também poderão se beneficiar destas sugestões.

O que eu percebo, como dona de casa que sou, é que quando minha “casa interna” está ansiosa ou intranquila com algum problema, a casa onde moro acaba refletindo essas emoções negativas. Aí, deixo coisas fora do lugar, me desligo de certos cuidados, me desorganizo e, depois, pra completar todos esses sentimentos limitantes, me sinto culpada por isso.

Por outro lado, sempre me observo para que eu não fique neurótica com limpeza, obsessiva com organização, porque isso pode se tornar doentio e atrapalhar a convivência com meus familiares.

Por isso os budistas sempre dizem que o caminho da felicidade é o caminho do meio, sem exageros, sem extremos - é o caminho do equilíbrio.

Então, eis aqui 3 dicas para você conseguir melhorar a energia de sua casa, sem “neuras” e, assim, abrir as portas para a prosperidade em sua vida:

• Tire de seu vocabulário o “tem que...” – “Eu tenho que arrumar a casa, eu tenho que fazer almoço, eu tenho que...” Ao invés disso, use “Eu vou...” -  limpar a casa, fazer o almoço, cuidar das crianças, etc... O “eu tenho que” traz consigo a impressão de uma dolorosa obrigação. O “eu vou” implica em escolha e decisão de quem é senhora de sua própria vida.

• O dia em que você estiver realmente cansada, não se obrigue a fazer as coisas. Quem vai acreditar no seu cansaço se você, de qualquer jeito, sempre tenta parecer perfeita e indestrutível? Pois então, de vez em quando, deixe tudo o que puder de lado e dê mais atenção a si mesma – durma algumas horas a mais, saia para passear com uma amiga, vá ao cinema. Com certeza, suas atividades domésticas  parecerão bem mais leves depois deste autocuidado.

• Faça com que seus familiares participem das tarefas com a casa, que cada um tenha uma determinada atividade para fazer. Assim, você estará educando seus filhos para a responsabilidade e a cooperação, tão importantes em qualquer convívio.  

Que, então, sua casa possa, sempre, refletir sua autoconfiança, seu amor à vida e a alegria de ser quem você é!

Beijo em seu coração e até sempre!!! 

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por