Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Dom Paulo Mendes Peixoto - 14/07/2018

Mestre da vida

Compartilhar:

A palavra “mestre” está relacionada com o saber, com o conhecimento e com a prática dessa bagagem que determinada pessoa porta consigo. O mestre tem uma mensagem a transmitir e normalmente é feita com credibilidade e conhecimento de causa. No conhecimento está a fonte do poder, a base para a construção da realidade que é trabalhada, tendo como fim o bem comum.

Jesus Cristo se apresenta como Mestre para construir uma realidade diferente daquela que o mundo vinha presenciando. O foco principal que Ele perseguia era a qualidade da vida humana, portanto é Mestre da vida. Seu olhar perpassava pela história e não se conformava com as práticas da opressão. Lutou contra o legalismo do tempo e projetou uma sociedade introjetada no princípio do amor.

Os mestres estão por aí. São muitos, mas correm o perigo de fazer pouco e deixar atrofiar sua capacidade de construir uma nova sociedade e um Brasil de brasileiros felizes. O interessante é entender que isso é possível, mesmo com os desafios da realidade moderna. Basta que todos estejam olhando e agindo numa mesma direção. Ações contraditórias causam resultados que prejudicam.

As atitudes de falsidade não são próprias dos mestres e conhecedores da verdade e nem de cumplicidade com as injustiças que dominam a sociedade. Jesus é chamado de Mestre porque sua vida sempre revelava simplicidade, coerência e inconformidade com o legalismo e as injustiças de seu tempo. O seu falar e agir incomodava e desafiava as autoridades inconsequentes de seu tempo.

Todas as pessoas têm algum conhecimento que as tornam mestres. Podemos aplicar o adágio: “Ninguém é tão competente que não tenha a receber e nem tão ignorante que não tenha o que dar”. A vida é cheia de virtudes, às vezes naturais e também conquistadas através do estudo, dos cursos e coisas parecidas. O certo é que está em nossas mãos a construção de ambientes de vida saudável.

Deve ser meta do mestre da vida a construção do bem. Quem tem conhecimento e criatividade tem o poder de transformar os instrumentos do mal em sinais que apontam as condições para uma vida melhor. Não pode guardar suas habilidades para si mesmo agindo de forma egoísta e sem visão comunitária. A socialização de saberes sobre a vida ajuda outros na prática do bem. 

(*) Arcebispo de Uberaba




San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018