ARTICULISTAS

Telemedicina na gestão de saúde corporativa

Trabalhar a promoção da saúde e do autocuidado é uma tendência mundial que o Brasil precisa seguir com urgência

Elaine Alcântara
Publicado em 21/05/2018 às 07:48Atualizado em 16/12/2022 às 01:29
Compartilhar

Um dos grandes desafios das empresas é a gestão eficiente de recursos humanos, principalmente com relação aos cuidados com a saúde do colaborador. A assistência médica é essencial para atrair e reter talentos, mas representa um importante impacto nos custos e, em especial, em um momento em que se busca a melhor gestão dos recursos financeiros. 

Estudos recentes apontam um significativo aumento dos preços com saúde. Há várias ações de médio e longo prazos que podem ser adotadas para que o benefício de assistência médica seja sustentável e perene para as organizações. Mas é inegável que os avanços da tecnologia se tornaram aliados imprescindíveis para apoiar a gestão e promoção da saúde dentro das empresas.

Viver mais e melhor. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1960, a expectativa de vida do brasileiro era de 48 anos. Hoje, quase 60 anos depois, alcança os 75 anos. É preciso incentivar os check-ups periódicos com o objetivo de diagnosticar possíveis doenças em tempo hábil, estruturar o monitoramento de grupos de risco, promover a prática de esportes e atividades alternativas, como meditação e yoga, que ajudam a reduzir os níveis inadequados de estresse.

Mas, além destas importantes ações, é necessário o uso da tecnologia. E, neste sentido, a Telemedicina desempenha um papel importante, não só no diagnóstico de doenças, mas, principalmente, para salvar vidas. Com esta prática, é possível avaliar e controlar as condições de saúde de um paciente, não importa aonde ele esteja localizado. Por meio da Telemedicina é possível, por exemplo, realizar um eletrocardiograma em uma ambulância ou em um posto de saúde de um grande centro ou de uma cidade do interior, para a rápida tomada de decisão.

Esta solução inovadora permite que vários exames sejam realizados em poucos minutos, evitando deslocamentos desnecessários, valorizando o tempo, evitando desperdícios e salvando vidas.

Telemedicina é sinônimo de alta qualidade, gerando soluções de baixo custo. Um dos seus grandes objetivos é democratizar as soluções médicas para reduzir custos no sistema de saúde.

Esta prática chegou de forma inovadora para melhorar a vida de médicos, pacientes e de toda a sociedade. Chegou para promover a saúde, melhorar a qualidade do atendimento com diagnósticos precisos e nos apresentar uma nova forma de enxergar a gestão da saúde.

Elaine Alcântara é diretora-geral da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da telemedicina

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por