ARTICULISTAS

A Chave do Bem

Breve, estará nas ruas da cidade um Projeto de cunho social chamado “A Chave do Bem”...

Karim Abud Mauad
Publicado em 21/05/2018 às 08:09Atualizado em 16/12/2022 às 01:29
Compartilhar

Breve, estará nas ruas da cidade um Projeto de cunho social chamado “A Chave do Bem”. Projeto de iniciativa da Maçonaria, do Lions e do Rotary, teve sua origem em uma reunião de trabalho que, ao seu término, culminou com as preocupações de todos com as necessidades cada vez maiores na área social, necessidades não apenas materiais. Ainda era 2017 e todos entendiam a importância de identificar pessoas com a vocação do servir, para continuar este trabalho voluntário de cuidar de toda sorte de carências, que afligem nossa população.

Entendendo a necessidade de doar, antes de conseguir atrair novos adeptos para as causas assistenciais, começava naquele momento a idealização deste Projeto, que será coroado com um feliz comprador/ganhador de um carro, ao adquirir a Chave do Bem. No universo de 1.200 chaves, uma única será a premiada durante a realização da ExpoCigra, no Parque Fernando Costa, de 07 a 10/11/2018.

Além de permitir a integração no trabalho conjunto destes clubes e associações mundiais do servir, de buscar e ampliar meios e fundos para a comunidade local, uma parcela significativa deste Projeto será destinada para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência). Tanto quanto o aporte financeiro, a ideia deste Projeto é conscientizar o cidadão de que ele pode contribuir para o FIA doando parte do seu Imposto de Renda a pagar, seja na Pessoa Física seja na Pessoa Jurídica, dentro de regras específicas que, com certeza, serão detalhadas ao público alvo com esta capacidade. Em visitas preliminares ao Ministério Público da Criança e Adolescente e à Delegacia da Receita Federal em Uberaba, estratégias e valores foram informados para servirem de metas ao Projeto. A parcela do que pode ser aproveitado em nossa cidade, face aos valores pagos a título de IRPF/IRPJ, não chega ao aproveitamento de 1%. Para não alongar e como o foco do artigo não é este, não entraremos nas cifras, mas ficam aqui alguns poucos mil reais, quando poderiam ficar alguns muitos milhões de reais.

Com certeza, o poder público municipal fará parte do rol de atividades, pois entender maneiras alternativas de captação de recursos está também no escopo deste Projeto, que visa organizar, treinar, capacitar as pessoas e casas de assistência social da cidade, sejam as que estão no cadastro social, como as que estão fora deste processo e, portanto, à margem da ajuda pública e do apoio da sociedade. O trabalho é árduo, pois tem ações de curto, médio e longo prazos, inclusive ampliando o formato e o prazo de ação e alcance deste primeiro Projeto. A ideia inicial, que começou com a Loja Maçônica Estrela Uberabense, o Lions Clube Uberaba Centro e o Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado, está apenas no seu preâmbulo.

Assim utilizo este precioso espaço para conclamar a todos a caminharem neste Projeto. A primeira etapa foi cumprida, pois a União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região, os Clubes de Lions e a Associação de Clubes de Rotary da cidade já se engajaram na Chave do Bem, além dos patrocinadores que viabilizaram os custos iniciais e serão amplamente divulgados através do Grupo JM de Comunicação, parceiro de primeira hora, a saber: ABCZ, Algar, Digipress, Radar Veículos, Sicoob Uberaba, TV Integração, Unimed e Agência Solis.

Finalizando, lembramos que, de fato, “ A Chave é fazer o bem, sempre”.

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por