ARTICULISTAS

Trabalhadores do Brasil

Getúlio Vargas marcou cada 1º de Maio de seus mandatos com seu encontro com os trabalhadores

Mário Salvador
Publicado em 01/05/2018 às 19:48Atualizado em 16/12/2022 às 04:07
Compartilhar

Getúlio Vargas marcou cada 1º de Maio de seus mandatos com seu encontro com os trabalhadores. Era de praxe, nesta data, ele desfilar em carro aberto, pelo estádio do Vasco da Gama completamente lotado pelos trabalhadores. Vargas iniciava seus discursos com um vocativo que se tornou sua marca registrada: “Trabalhadores do Brasil...” E, nessa data, o salário mínimo ganhava um novo valor.

Segundo um Decreto-Lei editado por Vargas quando de seu primeiro mandato, cada repartição pública deveria ter uma foto dele na parede, uma forma de perpetuar sua imagem e, com ela, seu projeto político.

Dentre esses projetos, os trabalhos de prospecção do petróleo no País, por exemplo, iniciados em 1934, resultaram na descoberta do ouro negro na Bahia. E, com o lema “O petróleo é nosso”, Getúlio estabeleceu o monopólio do Estado na exploração, no refino e no transporte do petróleo.

Quando, em 1950, Vargas se candidatou à Presidência da República, Haroldo Lobo e Marino Pinto compuseram uma marchinha cuja letra, de início, não caiu no agrado de Getúli “Bota o retrato do velho, outra vez,/ bota no mesmo lugar./ O sorriso do velhinho/ faz a gente trabalhar”. Getúlio se irritou por ser chamado de velho. Entretanto a marchinha, que acabou se tornando seu jingle de campanha, caiu no gosto popular e, além de ter sido gravada por Francisco Alves, passou a fazer parte da história.

No Dia do Trabalhador, em 1943, durante o período do Estado-Novo (1937-1945), Vargas promulgou o Decreto-Lei 5452, da Consolidação das Leis do Trabalho, unificando os direitos trabalhistas.

E em dezembro de 1951, apresentou ao Congresso o Projeto de Lei de criação da Petrobras, transformado na Lei 2004.

Getúlio também pensou grande quando criou empresas estatais em atividades estratégicas como siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional), mineração (Companhia Vale do Rio Doce) e geração de energia (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco).

A campanha publicitária da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) para a ExpoZebu 2018 também mostra Vargas, que inaugurou, em maio de 1941, o Parque Fernando Costa, local onde é realizada a exposição.

Ficaram na memória do brasileiro não só a forma respeitosa como Getúlio se dirigia aos trabalhadores como também o que ele fez por esta classe e pelo País. E é por isso que o Dia do Trabalhador nos remete à imagem deste velho que, em 24 de agosto de 1954, “deixou a vida para entrar na história”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por