POLÍTICA

Presidente da Codau garante que não haverá racionamento de água

Manobras durante as madrugadas garantem reservatórios cheios ao amanhecer e evitam o desabastecimento

Tito Teixeira
Publicado em 16/08/2021 às 20:54Atualizado em 18/12/2022 às 15:41
Compartilhar

Foto/Divulgação

Um rodízio foi estabelecido para o fechamento e recuperação de níveis dos reservatórios nos diversos bairros da cidade

Durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM FM 95.5, o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho, garantiu que não haverá medidas mais drásticas de racionamento, que é a suspensão de distribuição de água por mais de 24 horas.

De acordo com Sousa Filho, o rio Uberaba abriu a semana com a vazão na casa dos 2 mil litros/segundo, já contando com a contribuição dos cerca de 400 litros/segundo da transposição do rio Claro. Para o presidente da Codau, é um volume que permite abastecer a cidade, porém as manobras de fechamento de Centros de Reservação (CR) serão mantidas durante a madrugada.

A programação de fechamento de CR na madrugada para os próximos dias se repetirá, como ocorreu na semana passada. E, segundo o presidente da Codau, a medida visa enfrentar o alto consumo registrado em Uberaba e garantir que os reservatórios amanheçam cheios.

“Estamos contando com a colaboração da população para reduzir o consumo de água. Isso reverte em menores transtornos para todos. Na maior parte da semana passada não foi necessário fechar nenhum Centro de Reservação durante o dia, somente na madrugada, entre meia-noite e 4h da manhã. Este é um planejamento que nunca foi feito e está se mostrando bastante eficaz, por isto vamos mantê-lo”, revelou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, na entrevista ao Pingo do J.

Não está descartado, também, o fechamento durante o dia, mas isso dependerá da velocidade de consumo da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por