ARTICULISTAS

Etapas e Momentos, Momentos e Etapas

Nestes últimos dias, especificamente neste fim de semana, estamos experimentando uma série de acontecimentos inéditos ou pouco prováveis de se imaginar em tempos tão recentes...

Karim Abud Mauad
Publicado em 09/04/2018 às 07:35Atualizado em 16/12/2022 às 04:55
Compartilhar

Nestes últimos dias, especificamente neste fim de semana, estamos experimentando uma série de acontecimentos inéditos ou pouco prováveis de se imaginar em tempos tão recentes.

Todos com sabores e ingredientes os mais variados possíveis, gerando indignação e comoção em proporções extremas na população. Vivemos dias de grande tristeza para nossa dignidade de nação.

Espetáculo sim, Espetáculo também cada um de nós vai firmando convicções sobre o certo e o errado. Os já mais vividos, como eu, e os mais vividos ainda, em sua grande maioria se surpreendem com a capacidade incoerente de uns, e os mais jovens se deparam com o escárnio de outros gerando o limbo que pode nos fazer perder uma geração inteira de brasileiros. Que país é esse? – já questionava o Legião Urbana, nos anos 80.

No momento em que políticos usam as brechas da lei para se adaptarem aos partidos de plantão, visando as eleições de outubro/2018, fica a sensação do mesmo de sempre. Etapa repetida.

No momento em que nossas instituições se esmeram em tentar manter a ordem, temos um país dividido e cada vez mais acirrado entre nós e eles. Etapa já aqui citada e, portanto, repetida.

No momento em que erros justificam acertos e acertos justificam erros, cada vez mais empurramos uma nova geração de brasileiros para o fosso. Etapa aterrorizante que mitiga nosso futuro.

No momento em que as redes sociais estão povoadas de eruditos de almanaque e salvadores da consciência nacional, com ódio estampado à esquerda e à direita, fica clara a necessidade de escolas com ensino de melhor qualidade e ações de efetiva cultura para todos. Etapa que nos obriga a reflexões permanentes.

No momento em que escrevo essas palavras, vivo um dia de grande tristeza pessoal. Sou de uma geração em que os tios e tias, irmãos dos nossos pais, podiam nos dar carinho, mas podiam também nos educar. Perdi minha querida tia Elza Mattar Mauad (ótima filha, irmã, esposa, mãe, cunhada, tia, avó e amiga generosa) e busco forças para escrever este artigo, onde dentro de mim a realidade nacional fica sem a menor importância, face à minha tristeza pessoal.

Etapa reconhecida de verdadeira dor, mas de serena aceitação. Descanse em paz, tia querida, você fez a sua parte. Mais Elzas no mundo e teríamos, com certeza, uma relação diferente entre os humanos. A Paz seria algo concreto, e não utópico.

No mesmo momento da minha tristeza, vivemos a expectativa da volta do time do coração da cidade, o glorioso Uberaba Sport Club, já entre os quatro (4) melhores classificados, que disputam as duas vagas do acesso à elite do futebol mineiro para 2019, em reação surpreendente com arrancada final. Etapa de algum alívio coletivo, onde o povo pode, enfim, descarregar as frustrações e tensões do dia a dia, para desespero de contrários e “intelectualoides” de plantão.

Vivo o hoje e creio que muitos vivem esses momentos de dualidade de sentimentos, entre o cidadão que acredita no bem, mas percebe o avanço do mal, equilibrando sentimentos e sensações pessoais tão difusos. Que a estação outono e os nossos outonos nos tragam a verdadeira paz e a lucidez. Vamos seguindo em frente. Boa semana a todos.

(*) Karim Abud Mauad 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por