Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Maria de Lourdes Leal dos Santos - 10/03/2018

Frei Lus, fidelidade ao carisma dominicano

Compartilhar:

A missão dominicana está pautada na pregação, na vivência e testemunho da Verdade cotidianamente. Uma exigência que nos remete a história de vida de São Domingos e o legado que imprimiu na Ordem que fundou. São Domingos inovou ao criar uma comunidade de homens pobres, porém intelectualmente qualificados para enfrentar as polêmicas de sua época, e espiritualmente contemplativos, para que o anúncio da Palavra brotasse, não de sofismas ou jogos dialéticos, mas do coração simples e embebido da presença amorosa de Cristo. Questionava a Igreja das abadias, fechadas em seus claustros e propunha comunidades na periferia dos centros urbanos que emergiam com o capitalismo. Propôs uma nova família religiosa que vivesse livre das teias de propriedades e bens que mais aprisionam que libertam, e voltassem para o efetivo compromisso com os empobrecidos à luz da espiritualidade dominicana.

Assim, ao longo dos 800 anos, os frades dominicanos testemunham este despojamento e opção preferencial pelos excluídos, por aqueles que estão à margem e clamam por libertação. Aqui, em Uberaba, temos inúmeros exemplos de frades que marcaram nossa história de vida, de luta, de resistência, de aprofundamento na fé e na busca de uma sociedade igualitária. Hoje, em especial, fazemos alusão a Frei Luís Antonio Alves, pároco da Igreja de São Domingos que durante anos assumiu a missão no convento como pároco e pastor da comunidade cristã. Inúmeras conquistas e reavivamento de pastorais foram feitas com seu empenho e dedicação. Não mediu esforços em fortalecer e dinamizar a Família Dominicana em Uberaba, agregando valores e iniciativas nos retiros e encontros de religiosos, leigos e paroquianos. Nas comemorações dos 800 anos da Ordem mobilizou-se para dar visibilidade ao carisma e cativar novas vocações. Muitos foram os desafios, porém os frutos são maiores, pois tudo foi feito com amor. Um marco de sua gestão foi o resgate e reinauguração da Casa do Rosário, um marco na história dos dominicanos: um espaço de cultura, de encontros de formação, de partilha e acolhimento. Frei Luís, como todo dominicano, é itinerante, obediente aos chamados de Deus, está partindo para novos desafios e conquistas, no Rio de Janeiro, junto ao convento no Leme. Sentiremos sua falta, entretanto, somos gratos por tantas obras realizadas, por tantas sementes lançadas e cultivadas, por amigos que cativou nestes anos. Somos eternamente gratos e confiantes que onde ele estiver estará fazendo o melhor, pois sua vida revela a coerência e fidelidade ao carisma dominicano.




San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018