ARTICULISTAS

Colégio Jean Christophe

Há 50 anos nascia em Uberaba o Colégio Jean Christophe, realização de um sonho de uma jovem que se popularizou como a tia Célia

Márcia Moreno Campos
Publicado em 18/02/2018 às 15:54Atualizado em 16/12/2022 às 06:08
Compartilhar

 Colégio Jean Christophe

Há 50 anos nascia em Uberaba o Colégio Jean Christophe, realização de um sonho de uma jovem que se popularizou como a tia Célia. Célia Lima Peres fundou sua escola pensando não só em proporcionar uma boa educação aos alunos, como também, e principalmente, atuar na formação do ser humano. Valores como ética, respeito e solidariedade sempre fizeram parte da grade de ensino do Jean Christophe. Para ajudar na difícil missão, tia Célia contou com a inestimável ajuda da tia Neuza e juntas aceitaram o desafio de ensinar a ler, escrever, fazer cálculos, reconhecer lugares nos mapas, descobrir a história, e crescer sabendo tomar decisões que moldariam suas vidas. Dedicação não lhes faltou e ao ato de bravura inicial seguiram-se anos de recompensa com o sucesso dos alunos.

Tive a oportunidade de acompanhar de perto o método e a forma de educar por elas adotados, pois minhas duas filhas estudaram lá e eu sempre participei de reuniões, comemorações festivas e bate-papos com as diretoras e professores. Minhas meninas entraram tímidas, inseguras e eu as acompanhei por um tempo até que a timidez foi se desfazendo, elas foram se soltando e minha presença se tornou dispensável durante as aulas. É com saudade que me lembro daqueles dias, das festas juninas, das formaturas encerrando ciclos, do jardineiro amigo, do nome das primeiras professoras, de alguns acidentes como cair do “pula-pula” e de dar e receber mordidas de coleguinhas. Tudo resolvido com bom-senso e participação das queridas tias. Minhas filhas ao saírem do colégio alçaram voos e levaram na bagagem uma base sólida da disciplina Português, sempre escrevendo corretamente, o que lhes foi de grande valia nas etapas posteriores da vida.

A formação de uma criança é o começo de tudo que está por vir. Quando famílias e escolas trabalham junto o sucesso é garantido. Nada é tão importante e desafiador como educar. A abertura para a razão é a educação. Educação vem de “ex-ducere”, que significa levar para fora. Foi isso que essas pessoas incríveis fizeram e continuam fazendo. Célia, Neuza e toda a equipe Jean Christophe, minha eterna gratidão.

Marcia Moreno Campos

Uberaba, 18 de fevereiro de 2018

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por