ARTICULISTAS

Culpa por más palavras

Sendo a culpa um dos sentimentos que mais paralisam a vida das pessoas...

Eliana Barbosa
Publicado em 02/02/2018 às 07:25Atualizado em 16/12/2022 às 06:41
Compartilhar

Sendo a culpa um dos sentimentos que mais paralisam a vida das pessoas, reflitamos, hoje, sobre a culpa por más palavras.

Nos relacionamentos humanos, as palavras têm um poder muito grande – elas constroem ou destroem. As palavras constroem quando são direcionadas ao nosso próprio crescimento e ao daqueles à nossa volta. E destroem quando magoam, criticam, fazem fofocas ou ferem os mais profundos sentimentos dos outros.

E como a “lei do plantar e colher” é infalível, ao proferir más palavras, dentro de você pode ser gerado – de forma consciente ou, na maioria das vezes, inconsciente – um sentimento de culpa que vai desencadear um mecanismo de autopunição e, mais cedo ou mais tarde, o conduzirá às frustrações, decepções ou às doenças.

Veja dois exemplos bem comuns e tristes:

1) O filho jovem que critica e hostiliza o pai que é alcoólatra e, décadas depois, sem perceber, rende-se também ao álcool, como forma inconsciente de autopunição por sua intolerância com o pai;

2) A filha que vê a mãe suportar maus-tratos do pai e fica criticando e acusando-a por não tomar atitude e abandoná-lo, anos mais tarde escolhe como parceiro um homem rude como o pai e, como autopunição por ter sido tão crítica com a mãe, não consegue  também se impor nem se desvencilhar desse relacionamento tóxico.

Sabendo disso, cuidad Na vida familiar, onde você pensa que é livre para falar o que quiser, modere suas palavras e seja mais carinhoso e paciente com aqueles que fazem parte de sua história pessoal.

E, na vida profissional, procure se dirigir a todos com respeito e educação, de forma que sua consciência esteja sempre leve por saber que você tratou os outros como gosta de ser tratado ou, se possível, até melhor!

Consciência tranquila é senha poderosa para você abrir as portas da prosperidade em sua vida.

Eliana Barbosa

Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por