ARTICULISTAS

Bicentenário de Uberaba

Prefeito Paulo Piau criou uma comissão para cuidar das comemorações dos duzentos anos de Uberaba

Mário Salvador
Publicado em 16/01/2018 às 19:27Atualizado em 16/12/2022 às 07:13
Compartilhar

Prefeito Paulo Piau criou uma comissão para cuidar das comemorações dos duzentos anos de Uberaba. A data especial que tem merecido os cuidados do Poder Executivo é oficialmente 2 de março de 2020. O dia e o mês foram retificados oficialmente por meio da Emenda Constitucional no 13 à Lei Orgânica do Município, em 1995.

Integram a comissão do bicentenári Tharsis Bastos, coordenador; Antônio Carlos Marques, Fernando Hueb de Menezes e José Renato Gomes. Um dos trabalhos da equipe será envolver toda a comunidade, analisando e acatando ideias e também contando com ela na execução e avaliação desse projeto. Embora ainda não tenhamos notícia da verba que estará à disposição dessa equipe, haverá eventos alusivos à data a partir deste ano.

Sugestões pessoais para a Comissão seriam estudar a possibilidade de realizar um Concurso Literário de Contos e de Poesia comemorativo dos duzentos anos da cidade, com alcance nacional, e analisar também a possibilidade de artistas plásticos uberabenses pintarem sua idealização artística do início de Uberaba, após um estudo sobre o assunto. Seria interessante que todos os artistas pudessem participar dessa ideia. Como? Bem, o que não lhes falta é criatividade. Então, basta lançar-lhes o desafio. Essa ideia partiu da lembrança do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.

Quando estive presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a instituição realizou vários concursos literários, com expressiva participação de contistas de várias cidades do Brasil. Alicerçado nesse fato, acredito que a cinquentenária ALTM possa ser valiosa parceira no projeto do bicentenário.

Entidades classistas também precisam ser envolvidas. Será uma oportunidade para a divisão de trabalhos e de gastos. Imagino nosso comércio promovendo a grande liquidação dos 200 anos. Uma liquidação de verdade, que possa atrair toda a região para apreciar o comércio de Uberaba e se interessar por voltar sempre aqui para aproveitar tudo de bom de nossa terrinha.

A poderosa ABCZ poderia fazer propaganda da cidade na mídia internacional, em sua divulgação da “Exposição no Bicentenário de Uberaba”. Aliás, a fama da cidade em noticiários por conta do gado e também dos dinossauros obriga a comissão a ter como parceiras as entidades que se ocupam desses assuntos que têm trazido turistas para cá. Esculturas feitas, por exemplo, de fibra de vidro, de bois e vacas, bem como de dinossauros, todas em tamanho real, decoradas por artistas locais, podem ser distribuídas pela cidade, em lugares públicos. Essa ideia é inspirada na CowParade, aquela famosa exposição de arte pública internacional que acontece nas principais cidades do mundo. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade.

Certamente empreendedores, artistas, entidades classistas, instituições de ensino em todos os níveis, políticos, enfim, todos os uberabenses que batalham pela cidade buscarão a comissão espontaneamente oferecendo sugestões a serem estudadas para o projeto do bicentenário, tanto no próprio campo de atuação quanto em qualquer outro setor, porque o que todos querem é projetar a cidade e, com ela, os uberabenses. Aguardamos o lançamento do projeto. E que, durante sua execução, como deve acontecer com qualquer projeto, ele possa ser reavaliado por diversas vezes e que termine por contemplar as expectativas de todos os uberabenses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por