ARTICULISTAS

Viva a vida e as utopias

Hoje gostaria de falar sobre utopias… da cidade ideal, perfeita e acabada...

Karim Abud Mauad
Publicado em 15/01/2018 às 07:23Atualizado em 16/12/2022 às 07:14
Compartilhar

Hoje gostaria de falar sobre utopias… da cidade ideal, perfeita e acabada. O raciocínio se aplica ao estado e à federação.

Hoje gostaria de falar sobre indivíduos em harmonia, felicidade e no estágio pleno de realizações e satisfações na vida cotidiana.

Hoje gostaria de falar de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade, mas, de fato, isso é utopia e só existe mesmo na definição do dicionário. Esta sociedade justa e harmônica é, de fato, ilusão pura. Assim voltamos ao mundo real e, com ele, às diversas incertezas e responsabilidades do nosso dia a dia...

Aqui nos deparamos com cobranças, contas e despesas sufocantes para o orçamento de uma família (matrícula, uniforme e material escolar, impostos como IPVA e IPTU, combustíveis, ainda as obrigações de Natal/Ano Novo e férias, mesmo a passada em casa). Faltam recursos e disponibilidades, sobram obrigações e necessidades.

Neste quesito contas, um destaque especial na criatividade para onerar o IPTU. Antecipação no prazo de pagamento e redução de descontos! Com a palavra, vereadores e munícipes insatisfeitos.

No quesito combustíveis, que geraram manifestações aqui e acolá, merece uma avaliação específica a quantidade de postos fechados. Uma dualidade entre preço excessivo e dificuldade empresarial. Onde está a razão?

Para os microempresários como um todo, um alento à postura do Sebrae ao veto presidencial sobre o refis do setor. Neste ponto, chama atenção também a falta de enfretamento ao binômio carga tributária elevada e quantidade de refis, ano sim, outro também. Já passamos da hora da carga tributária justa, legislação descomplicada e. principalmente. eficiência na gestão dos recursos públicos.

Ainda assim, 2018 promete com carnaval, Copa do Mundo e Eleições. O alerta é para curtirmos o carnaval, torcer pelo Brasil na Copa da Rússia e levarmos o processo eleitoral com a seriedade necessária. Hoje não precisamos de rei Momo e muito menos de Neymar, seja no Palácio da Liberdade, seja no Planalto Central. O eleitor consciente vai chegar ao carnaval com o título refeito (biometria), agindo com a cidadania que o momento requer.

O alerta é para pararmos de procurar Messias ou salvadores da pátria e nos inteirarmos de forma consciente, cidadã, civilizada aos diversos desafios que temos pela frente, neste e nos próximos anos. Vamos agir pela melhoria da nossa qualidade de vida.

Nesta vida fora do ideal, resta-nos curtir o que precisa ser curtido, e encerro fazendo um convite direto ao torcedor do USC: venha dia 17/01/2018, às 19 horas, ao auditório da CDL, perto do Uberabão, conhecer as novidades do Colorado para 2018. Afinal, entre os assuntos menos importantes da vida, o futebol se insere como um tema relevante, pois talvez seja o único esporte em que o mais fraco pode vencer o mais forte. Viva a vida e as utopias...

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por