ARTICULISTAS

A nova era econômica do Triângulo Mineiro

Sem dúvidas, o Triângulo Mineiro é uma das maiores regiões econômicas do Brasil

Paulo Leonardo Vilela Cardoso
Publicado em 10/01/2018 às 19:20Atualizado em 16/12/2022 às 07:23
Compartilhar

Sem dúvidas, o Triângulo Mineiro é uma das maiores regiões econômicas do Brasil, e do Estado de Minas Gerais, tendo sua autonomia política e econômica defendida há séculos por aqueles que trabalharam com afinco nos projetos de sua emancipação. Mário Palmério, Ney Junqueira, entre outros, defenderam essa bandeira.

Longe de levantar qualquer nova bandeira sobre o assunto, não obstante seja a favor desta ideia, sobressalta o orgulho ao assistir o crescimento alcançado pela região nas últimas décadas, especialmente no que se refere aos setores voltados para a Pecuária, Agricultura, Açúcar & Álcool, Produtos Químicos, Transporte e Distribuição Logística, Educação Superior, Indústria, Comércio e Prestação de Serviços. Afinal, estamos em espaço equidistante das principais capitais do Brasil, valendo o destaque para os 500 quilômetros que nos separa de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo.

Nossa região possui o maior polo logístico da América Latina, e contamos com 2 portos secos, ZPE (Zona de Processamento de Exportação), além de estarmos interligados por linhas férreas com o Porto de Tubarão, em Vitória/ES, e o Porto de Santos/SP.

Para superar todas as expectativas, o município de Uberaba/MG recebeu, no dia 7 de novembro de 2017, a outorga concedida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes, em Brasília/DF, para construção do Aeroporto Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que será responsável por toda demanda logística de transporte aéreo de cargas, e até de passageiros. Isso é fato!

Enfim, nas cidades do Triângulo Mineiro estão sendo formados verdadeiros  conglomerados econômicos, e que ainda servem como vazão de toda a produção do Brasil Central, tanto que detém o segundo maior PIB do estado de Minas Gerais, através da produção de cidades como Uberaba, Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Araxá, Frutal, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, dentre tantas outras.

Como cidadãos desta valorosa região, cabe-nos o dever de apoiar todos aqueles que lutam com afinco para consolidar aqui suas empresas e, ao mesmo tempo, cobrar dos agentes políticos posturas para construção deste avanço; e por conseguinte, excluir aqueles que, com dor de cotovelo, reclamam e lamentam o avanço deste progresso. VAMOS EM FRENTE, SEMPRE.

(*) Advogado, professor universitário e autor intelectual

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por