ARTICULISTAS

2018

O Ano começa após a virada de 2017, com nossas esperanças renovadas. Todos sabem

Karim Abud Mauad
Publicado em 01/01/2018 às 08:30Atualizado em 16/12/2022 às 07:40
Compartilhar

 o quão psicológico e recarregador de baterias é a virada do ano. No mínimo, trabalhamos com ANO NOVO, VIDA NOVA.

Deveria ser assim, mas invariavelmente não é, pois Janeiro chega  sempre com pesadas contas e tradicionalmente é um mês de férias e difícil para a Economia, mesmo com a melhora nos índices macro (redução da SELIC, inflação abaixo da meta, PIB em suave recuperação, emprego em lenta retomada).

Neste início de ano, com expectativas e prognósticos alarmantes no campo político, pois deveremos ter um processo eleitoral difícil e radicalizado, acredito ser vital olharmos para nós mesmos, até para podermos eleger e cobrar os eleitos, melhorarmos nossa empregabilidade. No mundo de hoje, o saber se torna a cada dia uma necessidade pessoal insuperável, portanto, busque se qualificar, requalificar, estudar, ler e se preparar continuamente, para se tornar útil e necessário.

Mire sempre um passo à frente e, junto ao saber, busque o saber fazer. Se parou de estudar, retorne; se graduou, faça uma pós-graduação; independente disso, faça um real curso técnico, trabalhe e se aperfeiçoe constantemente. O Mercado de Trabalho o aguarda e remunera bem, principalmente se a sua habilidade para lidar com gente for aguçada. Este será o foco sempre e é onde de fato sentiremos melhoras quando a crise acabar e a Economia reaquecer definitivamente.

O assunto que trato aqui não é novo, chavões e lemas políticos à parte, mas permanentemente atual para o BRASIL de 2018 e pós 2018.

Se algum conselho fosse importante ser dado, neste limiar de ano, este seria uma formação adequada, através dos estudos e destes a sua melhor ferramenta para se manter trabalhando. Vivemos ainda, mesmo com o cenário de melhoras, uma avalanche de notícias desanimadoras para a nossa Economia e se tem algo que você pode se ajudar, é no seu processo de melhoria contínua. Para este profissional, o mercado desconhece a palavra  crise. Aliás, devemos sempre encarar a crise como oportunidade e aí, meu caro leitor, vale muito sua forma de se preparar para eliminar essas barreiras. Tenho tentado, neste nosso espaço, sempre deixar uma alternativa ou orientação para quem nos lê, aliada a uma tentativa de leitura fácil para todos. E nessa busca é que entendo ser importante nosso investimento próprio na carreira e vida profissional.

Todas as vezes que enveredamos nos assuntos econômicos e políticos – afinal um está entrelaçado no outro, pois as decisões dos nossos governantes em quaisquer níveis, refletem diretamente nos caminhos da Economia, fato comprovado por todos os ajustes já anteriormente mencionados, tais com aumento nas tarifas de água e  energia, taxa de juros, câmbio flutuante, apertos fiscais, reduções em benefícios sociais, novo salário mínimo, crescimento próximo de zero, reforma trabalhista e da previdência –, no fundo, tratamos de situações que afetam diretamente nosso emprego e nossa renda. E esse é o cenário de 2018, com uma vantagem que o viés é de alta. O antídoto proposto no início é você buscar sua empregabilidade e a forma de fazer é estudando sempre e, assim, creia-me, suas possibilidades aumentam de forma clara e consistente.

A ideia real é permitir que invista em seu futuro via aprendizado e qualificação, deixando de transferir aos outros a responsabilidade total sobre seu futuro. Seja empreendedor com você mesmo, pois o ano só mudará, de fato, se você mudar...

UM 2018 REPLETO DE REALIZAÇÕES PARA TODOS.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por