ARTICULISTAS

As falhas do projeto ser humano

Estamos, de fato, no mês aparentemente mais solidário do ano. Dezembro com suas festas...

Karim Abud Mauad
Publicado em 18/12/2017 às 07:19Atualizado em 16/12/2022 às 08:03
Compartilhar

Estamos, de fato, no mês aparentemente mais solidário do ano. Dezembro com suas festas, comemorações, encontros de turma, amigo invisível nos escritórios e nas ceias das famílias, o momento ideal para reavaliar o ano e projetar o novo. Dezembro carrega consigo a oportunidade de as pessoas ajudarem as mais necessitadas, com eventos que arrecadam brinquedos, cestas básicas, alimentos e roupas para a distribuição em asilos, creches, locais de concentração de moradores de rua; esse gesto faz as pessoas se sentirem melhor e, infelizmente, para muitas destas gera a sensação de ter sido boa neste 2017.

Infelizmente, a maior parte esquece que a pompa comercial desta data foi criada pela multinacional Coca-Cola e que, antes, deveria prevalecer de fato a celebração do nascimento de Jesus, independente de religiões ou crenças, para nos fazer refletir e entender a grandeza do que é Ser Humano.

A dúvida recorrente remete ao íntimo de cada um. Você, de fato, entende que agiu como um verdadeiro Ser considerado Humano?

A grande parte das pessoas passa o tempo criando fatos e factoides para desabonar as outras; inventa estórias e histórias; cria mentiras sobre outrem, principalmente, quando estas não são do seu núcleo, grupo, time, partido; usa a fofoca e as redes sociais para inventar, caluniar, difamar o seu semelhante, visando apenas vantagens pessoais e/ou agradar a seu superior de plantão.

Nunca lembra que o outro também tem amigos, família e até o direito de se explicar, defender; alguns pedem opinião e lhe desancam se a mesma não for exatamente igual à dela ou, no mínimo, a que ela queria ouvir. Os meios de comunicação usam e abusam do direito de expressar o que “pensam”, e não os fatos que deveriam informar, negando o direito igual às partes de se explicarem; fazem a malhação do Judas diariamente ao seu bel prazer e tudo em nome da isenção e da liberdade de expressão.

É só ler jornal, ouvir rádio e ver televisão diariamente que os exemplos estão ali a olhos vistos, seja no futebol, no mundo das celebridades, nas artes e, claro, na economia, na política, enfim em todas as áreas da informação. A grande dificuldade do cidadão – uns mais, outros menos – é diferenciar o joio do trigo, a verdade da mentira, a realidade da leviandade. É duro, mas é fato. Tenho um amigo que diz que “o projeto que deu errado na criação do universo foi o Ser dito Humano”.

Acordo todos os dias torcendo para ele estar errado. O escritor Oto Lara Resende era mais ácido com os mineiros... “que só são solidários no câncer”, para este meu amigo, nem isso mais é verdadeiro. Será que chegamos a esse ponto da catástrofe humana?

Esse tom realista, não pessimista, é para chamar sua atenção ou razão para o verdadeiro espírito do Natal e do nascimento do Menino Deus.

Reveja sua vida, suas atitudes, sua postura, olhe-se no espelho, pondere suas falas e ações e, realmente, promova e viva no mundo que todos dizem querer, mas poucos de fato agem para conquistar. Não permita a si e aos outros “cuspirem nos pratos que comeram”. Um antecipado e verdadeiro Feliz e Real Natal, para você, que é um Ser Humano!

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por