ARTICULISTAS

Novembro preguiçoso

Fim de ano chegando com a costumeira agitação que toma conta de todos nós nessa época...

Márcia Moreno Campos
Publicado em 26/11/2017 às 12:35Atualizado em 16/12/2022 às 01:54
Compartilhar

Fim de ano chegando com a costumeira agitação que toma conta de todos nós nessa época. O trânsito que não flui, o calor sufocante, a antecipação das compras de Natal e os angustiados empresários precisando faturar para pagar as contas, incluindo os impostos de uma das mais altas cargas tributárias do mundo sem o correspondente retorno ao contribuinte. Porém, o mês de novembro, alheio a tudo isso, chega ao final embalado por três feriados, dias 02, 15 e 20. Um novembro preguiçoso, camarada com o ócio. Os negócios são postergados por desígnios inconsequentes dos que fazem as leis e só sabem homenagear pessoas e situações decretando feriados. E aqui me refiro a todos os feriados, nacionais, estaduais e municipais. Melhor seria se decretassem redução de impostos, essa, sim, verdadeira homenagem ao trabalhador brasileiro.

Carecendo de descanso também parecem estar os membros dos Poderes da Nação. A presidente do STF, ao definir a pauta do tribunal para novembro, não incluiu assuntos polêmicos, como a prisão em segunda instância ou a possibilidade de a Polícia Federal fechar acordos de delação premiada. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a pauta sem “grandes temas” foi um pedido feito pelos magistrados e reforçado após o bate-boca entre ministros. Na mesma linha atenuante seguiu o governo, cujos aliados defenderam evitar temas polêmicos até meados do mês. O Legislativo prontamente acatou as recomendações e liberou os seus de votação em plenário durante quase todo novembro, respeitando com folga os três feriados. Por aqui, para não ser diferente, a Câmara de Vereadores encerrou em 30 de outubro seu calendário de reuniões plenárias, para só voltar a se reunir no dia 21 de novembro.

Que luxo! Perde-se tempo, como se tempo houvesse a perder. Como se tudo estivesse às mil maravilhas e o próximo ano não fosse ano eleitoral, onde tudo o que se faz é política eleitoreira totalmente apartada dos reais interesses da população. Mas eles podem. Trabalhando ou não, polemizando ou não, os salários estão garantidos e intocados, com ou sem feriados. Infelizmente o Brasil das desigualdades é real e um triste exemplo de democracia. E lá se vai mais um mês, de feriados, violência, insegurança, medo e a costumeira leniência dos que nos representam, que, sem encontrar respostas para nossas angústias, apelam para nos oferecer dias de descanso. Quem sabe assim nos esqueçamos deles?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por