Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
ARTICULISTAS
Tamanho do texto: A A A A
Padre Prata - 19/11/2017

Voc est ficando velho?

Compartilhar:

Certa vez chamaram-me para atender a uma senhora de noventa anos. Estava sentada numa cadeira de balanço. Era miudinha, de olhos espertos e muito bem tratada. Para iniciar uma conversa, perguntei: “Como vai a senhora?”. Ela me olhou durante um certo tempo e, serenamente, respondeu: “Eu quero mesmo é morrer”. Tentei, de outras formas, entender-me com ela. Minha pouca experiência e menor psicologia foram ineficazes. A resposta era sempre a mesma: “Eu quero mesmo é morrer”. Os anjos disseram “amém”, pois a velhinha morreu no dia seguinte.

Tenho muita simpatia pelos velhinhos. Uns são alegres, outros tristes. Uns brincam, outros lamentam. Uns são otimistas, outros amargos. Com o tempo, a gente vai conhecendo melhor o que se passa com eles. É preciso paciência.

Infelizmente, nem todos os idosos foram preparados para a velhice. Parece, às vezes, que os parentes querem se ver livres deles o mais depressa possível. Eles, como consequência, perdem a esperança e se isolam. Seu círculo de comunicação vai se restringindo. Não é por culpa deles. É por culpa nossa. Sem perceber, nós fechamos para eles as possibilidades de um novo estilo de vida. Eles perdem a coragem para assumir riscos. Sentem-se inúteis. Isolados. Daí seus lamentos. Pensam que os outros não os amam e se sentem um trambolho. Há idosos com notável espírito de humor. Contam piadas. Mentem com maestria. Alegram o ambiente. Mas, a maioria deles se tranca, aparentemente desinteressados. Apenas ouvem. Murchinhos, lá num canto.

Às vezes penso que os idosos são como os profetas. Suas vidas são cheias de ensinamentos, de caminhos iluminados, de advertências e esperanças.

Alguém já disse que “ser pobre e velho é um trabalho de tempo integral”. Isto significa que na sociedade de hoje não há muito espaço para os idosos. Na sociedade capitalista só tem valor quem produz. Velho não produz, logo é peso morto.

Se você que está me lendo é jovem, seus dias de velhice chegarão. Procure não chamar a velhice de “inverno”. Velhice não é inverno. É primavera. Que tenha você oitenta anos ou mais, não importa. O que importa é que você está vivo. Não se entregue. Procure alguma coisa de útil. Supere seus achaques. Não consinta em morrer vendo televisão. Vá ao cinema. Tome café no barzinho. Conte piadas. Não se agarre a pontos de vista superados. Não seja azedo. Tome um copo de vinho e sorria. (Um só...). Conte suas mentiras. Mentiras criativas são excelentes. Creia que Alguém lá em cima gosta de você. Que sua religião seja libertadora, que ela lhe traga alegria e paz. Fuja das religiões criadoras de remorso e medo. Não acredite em carma. Não fique se lamentando dos jovens de hoje. Lamentar não leva a nada. É preciso amá-los como são. Não seja rabugento. Seja aberto para os outros. Saiba perder. Seja para os outros um sinal de paz. Que os outros sintam que você é feliz, mesmo com mais de setenta anos. Não deixe morrer a esperança em seu coração. Seja um profeta, isto é, ensine aos outros a arte do bem viver.




EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Os vereadores aprovaram em segundo turno, por 13 votos a um, o aumento do nmero de cadeiras para a prxima legislao, em 2021. Voc concorda com a proposta?




JM FORUM
Empresas do transporte coletivo solicitam aumento de cerca de 10% no valor da passagem, que pode chegar a R$ 4,17 em 2018. Na sua opinio, o que poderia justificar este aumento?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017