ARTICULISTAS

República

Na data de hoje, 15 de novembro, no longínquo ano de 1889, foi promulgada a República...

Fulvio Ferreira
Publicado em 15/11/2017 às 20:42Atualizado em 16/12/2022 às 09:03
Compartilhar

Na data de hoje, 15 de novembro, no longínquo ano de 1889, foi promulgada a República.

O Brasil vivia sob a administração do seu segundo monarca após a Proclamação da Independência, que ocorreu em 1822; portanto, vivemos 77 anos como país livre no Regime Monárquico.

Políticos, pensadores e lideranças diversas entendiam à época, e esta tendência foi mundial, que a República era um regime mais atual, mais eficiente e democrático.

A maior diferença entre um e outro regime é que na república o poder é exercido por meio de votos e é por tempo determinado; na monarquia é exercido por tempo indeterminado e o poder é transferido por hereditariedade, isto é, de pai para filho.

Infelizmente, para a maioria da população, hoje é apenas mais um feriado. Faltam-lhe informações sobre regimes de governo, de política e de história.

Esta grande parte do povo brasileiro sequer sabe onde está e para onde vai; em verdade, são tocados, são conduzidos. Não têm conhecimento sobre quase nada, possuem visão limitada acerca do passado, do presente e do futuro. São pessoas do bem e quase inocentes. Peças fundamentais para líderes inescrupulosos que a todo custo se perpetuam no poder.

O sistema como um todo induz o povo a ficar andando em círculos, envolvido por falsas promessas, que no final das contas apreciam mais o feriado sem dar a mínima importância para o motivo.

Se preocupam, como dizia Juvenal, entre os séculos I e II, é que haja pão e circo.

(*) Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por