ARTICULISTAS

Brasil sem jeito

Será que é possível dar jeito no Brasil? Talvez uma forma de acertar a caótica situação...

Mário Salvador
Publicado em 14/11/2017 às 20:18Atualizado em 16/12/2022 às 09:04
Compartilhar

Será que é possível dar jeito no Brasil? Talvez uma forma de acertar a caótica situação seja entregar o país a Portugal, pedindo desculpas por não termos acreditado naquele país. Enquanto Dom João e Dom Pedro estiveram por aqui, muita coisa ia bem. Éramos uma promessa, porém não caminhamos conforme as expectativas.

Aqui, em Uberaba, cidade tão distante dos dezesseis mil quilômetros de fronteira seca, inúmeras vezes já se apreendeu grande quantidade de maços de cigarro, drogas e, mais recentemente, armas. Parece que a cidade virou rota de contrabando. O fato traz à tona esta historinha, para não perdermos o costume:

Em uma fronteira seca era inegável a facilidade com que traficantes faziam entrar no país armas, maços de cigarro e drogas ilícitas. Foi então que um superior se lembrou de um guarda de fronteira que jamais havia sido corrompido. Em vista disso, deslocou o rapaz para aquele posto vulnerável. E nada de ilegal passou mais por ali. Um dia, entretanto, o incorrupto fiscal pediu para sair daquele posto. O chefe quis saber por quê. O fiscal explicou: “É que estão chegando bem perto do meu preço.”

Assim está o país. É só chegar alguém ao poder para ter o seu preço, o que torna as coisas mais fáceis para o crime (bem) organizado. Mesmo assim nos surpreendemos. Uma amostra disso é que, embora haja muita armação para derrubar Temer, com base em depoimentos de bandidos que o querem incriminar, sabemos que ele “jamais aceitou uma propina”.

Mas, se, por exemplo, Temer fizesse um decreto ou uma medida provisória fazendo voltar a força dos sindicatos, iríamos imaginar que estes teriam chegado ao preço do incorruptível Presidente. E são os humoristas, com suas piadinhas, que nos fazem desconfiar de tudo e de todos dessa forma. De maneira que acabamos pensando errado assim... Não temos culpa.

No Brasil sem jeito, também são roubados milhares de veículos a cada ano. E só este ano já foram mortos quinhentos policiais. No assalto à Rodoban, em Uberaba, bandidos usaram armas pesadíssimas; provocaram um barulhão aterrorizante, fizeram muito estrago. Pelo menos vinte veículos roubados foram utilizados em barreiras contra a polícia. Alguém, em algum ponto da fronteira seca, deve ter recebido uns trocados para fechar os olhos.

É esse o Brasil sem jeito. E o povo segue trabalhando firme. Mas é querer demais que um cidadão de bem consiga dormir com essa desordem e adversidade. Há muito estamos cansados. E não sabemos até quando teremos força para aguentar tudo isso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por