ARTICULISTAS

Palavras cruzadas

Um de meus passatempos favoritos sempre foi o cruzadismo – a prática de matar palavras...

Mário Salvador
Publicado em 31/10/2017 às 20:07Atualizado em 16/12/2022 às 09:25
Compartilhar

Um de meus passatempos favoritos sempre foi o cruzadismo – a prática de matar palavras cruzadas de jornais e revistas especializadas. Nesse exercício, o cérebro batalha para descobrir palavras que correspondam às chamadas dicas – apresentadas pelo cruciverbalista.

Para fazer um trabalho criativo, correto e informativo, o cruciverbalista – quem compõe a palavra cruzada – precisa de competência, habilidade, virtuosismo, concentração e atenção, além de vocabulário e cultura, características também do bom cruzadista – praticante que decifra palavras cruzadas. O bom é que a tecnologia favoreceu os dois lados da moeda – elaborar e decifrar. Mas, para quem resolve, consultar fontes é apelação.

As palavras cruzadas acompanharam a evolução. É muito motivador, por exemplo, uma turma de escola resolver a mesma cruzadinha no computador, de forma colaborativa, sendo que, para cada nível de conhecimento ou fase da vida, é possível aumentar a dificuldade de resolução do passatempo. As dicas das cruzadinhas também têm sido mais elaboradas. Por exempl “recipiente portátil de formas variadas, fundo chato e bordas relativamente altas, feito de louça, plástico, etc, para usos associados à água e outros líquidos” (com cinco letras). Descrição longa para um objeto tão simples.

Há algumas curiosidades sobre o assunto. Certas palavras pedidas são compridas. Exempl “que tem lugar, acontece, se desenvolve, vive na mesma ocasião, época” (com treze letras). E cruzadistas precisam saber um pouco de tudo. Geografia, por exemplo, é o tema de “Jerusalém ou a colina onde foi construída” (quatro letras). Questões envolvendo língua estrangeira são fáceis até para quem sabe o básico da língua: “ovo, em inglês”. E, sobre todos os assuntos, há palavras às vezes incomuns no dia a dia, porém repetidas à exaustão nesse passatempo. Com “certa ave palmípede” (quatro letras).

O fascínio por resolver cruzadinhas diretas e indiretas não as deixou cair no esquecimento. Isto mesm o cérebro, depois de acostumado, gosta mesmo desse passatempo. Mas a brincadeira às vezes nos esquenta a cabeça ao buscarmos palavras difíceis. Nesse caso, vale a estratégia de resolução dos problemas mais complicados da vida: afastamos deles e esfriamos a cabeça, repousamos. Ao voltarmos ao desafio, como por encanto, vem uma luz para solucionarmos o que antes estava complicado. O cérebro trabalhou na surdina e resolveu o que parecia insolúvel. É como acontece com algumas adversidades da vida: para contorná-las, basta dar um tempo.

Eis as respostas das questões aqui propostas: bacia, contemporâneo, Sion, egg, adem. Para cruzadistas, este texto não trouxe novidades. E seja bem-vindo, você que quer se render ao cruzadismo. Você pode se apaixonar pelo desafio e ir além, exercendo o cruciverbalismo, ou seja, dedicar-se à composição de palavras cruzadas, atividade que é privilégio de poucos. Está feito o desafio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por