ARTICULISTAS

Caminhos são escolhas

Dias atrás, uma amiga muito querida comentou comigo, em tom de tristeza: Estou arrasada...

Eliana Barbosa
Publicado em 27/10/2017 às 19:12Atualizado em 16/12/2022 às 09:31
Compartilhar

Dias atrás, uma amiga muito querida comentou comigo, em tom de tristeza: “Estou arrasada. Minha vida tomou um rumo que eu não queria...”. Eu ouvi aquela declaração com muito espanto e fui obrigada a discordar: “Não, não e não! Sei que é mais cômodo culpar os outros por essas dificuldades, mas a verdade é que foi você quem permitiu que isso acontecesse em sua vida”.

De imediato, ela não quis aceitar minhas palavras, mas, aos poucos, foi entendendo que:

• Nós escolhemos nossos caminhos e nossas experiências, de acordo com nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

• Somos senhores do nosso destino, e ninguém pode nos tirar este poder, a menos que haja a nossa permissão.

• Nós atraímos para nossas vidas aquilo que merecemos.

• É preciso escolher sair da estagnação e da autopiedade, porque lamentações não vão trazer a solução para os nossos problemas. A vitimização atrai para nossas vidas mais motivos para sofrer.

• Precisamos ser mais proativos do que reativos, ou seja, agir mais ao invés de esperar os acontecimentos para reagir.

• Temos que entender que se algo não vai bem em nossas vidas, é sinal que estamos precisando perdoar. Uma das maiores causas das misérias e de muitas doenças – como o câncer, principalmente – é o ressentimento, ou, melhor dizendo, o ódio. O ódio é uma droga tão letal quanto o crack, e que, sutilmente, toma conta de nossas vidas tal como uma outra droga devastadora chamada álcool. E o lamentável é que as pessoas acabam viciadas em odiar, e não percebem.

• Como dizia o grande médico psiquiatra uberabense Dr. Inácio Ferreira (1904-1988): “Quem tem ressentimento não tem um coração batendo no meio do peito – tem uma lata de lixo!”.

• Caminhos são escolhas que fazemos todos os dias e, a meu ver, a escolha mais inteligente que vai nos colocar na porta das realizações é o PERDÃO.

E você: qual será, hoje, a melhor escolha que você vai fazer?  

(*) Coach de relacionamentos, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por