ARTICULISTAS

Grafite e pichação

Apesar de grafiteiros e pichadores terem pontos em comum, como certas gírias...

Mário Salvador
Publicado em 24/10/2017 às 20:48Atualizado em 16/12/2022 às 09:36
Compartilhar

Apesar de grafiteiros e pichadores terem pontos em comum, como certas gírias e uso do aerossol (conhecido como spray) ou rolo de pintura em paredes e muros, no Brasil, enquanto pichação é crime, o grafite é uma manifestação artística conhecida como street art ou arte urbana.

Difícil é o pichador acostumado com leis ocidentais (como aconteceu com um brasileiro) fazer pichação em país com lei e punição extremamente  rígida, como Cingapura. Lá, certamente, ele fará isso uma vez só. A punição para pichadores consiste em multa, prisão e determinado número de doloridas chibatadas (dadas por um mestre em artes marciais) que deixam cicatrizes permanentes nas costas da pessoa punida. Um médico acorda a pessoa em caso de desmaio, pois ela tem que estar consciente ao sentir cada chibatada.

Essa punição é considerada bárbara e de extremo rigor por países ocidentais e pela Anistia Internacional. Mas Cingapura se justifica: quem picha é vândalo, age com premeditação, está totalmente consciente da natureza criminosa do ato e deve estar preparado para enfrentar as consequências.

No centro de Uberaba, o prédio dos Correios e Telégrafos está cercado por grades, dentre outros motivos, porque era alvo de pichações. No Rio de Janeiro, a imagem do Cristo Redentor também já foi pichada. E João Doria, prefeito de São Paulo, deu pano para manga ao travar guerra aos pichadores.

Um muro ou parede em branco é quase um convite para o pichador. Mas ao flagrar jovens pichando muro ou parede de sua residência, o proprietário precisará ter calma e controle. Ações violentas podem resultar em vingança. Medidas podem desencorajar pichações, como, dentre outras: uso de câmera de segurança, iluminação, difícil acesso ao local, não deixar a “tela em branco” (muros podem ser cobertos por pintura de propaganda ou por plantas) e remoção constante e rápida de qualquer pichação.

O ideal é canalizar a energia de jovens pichadores (que desejam ser notados pela sociedade) para outras formas de expressão artística. Uma dessas formas é o grafite, que, ao contrário da pichação, é uma arte legalizada, se consentida pelo proprietário do local. Apesar de muitos grafiteiros (em geral ex-pichadores) sofrerem preconceito e enfrentarem problemas com a polícia, a técnica de pintura do grafite pode ser aprendida inclusive em escolas de design e belas artes e há grafites expostos em galerias de arte internacionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por