ARTICULISTAS

Primavera

Hoje poderíamos abordar alguns assuntos relevantes aqui na política brasileira, mineira e uberabense que podem ou poderiam interferir na economia

Karim Abud Mauad
Publicado em 25/09/2017 às 20:20Atualizado em 16/12/2022 às 10:17
Compartilhar

 Primavera

Hoje poderíamos abordar alguns assuntos relevantes aqui na política brasileira, mineira e uberabense que podem ou poderiam interferir na economia como um todo, atingindo diretamente o bolso do cidadão, seja no emprego, na renda, no serviço público prestado e por aí vai...

Hoje poderíamos lembrar-nos de nossos conterrâneos que deixaram sua marca em nossa história política e econômica e que saíram de cena recentemente, como Valdemar Hial e Tião Silva; estes com quem convivi mais de perto, mas deixo aos demais amigos da Universidade Federal no caso do Dr. Valdemar, e aos da Roda de Fogo, no caso do Tião, este privilégio. Como disse o estimado Juarez Batista, durante velório, só o Tião Silva ao mudar de prisma, em grande estilo, usaria dois dias para seu rito de passagem... A constatar, com tristeza a despedida da cidade de seus personagens marcantes.

Hoje poderíamos falar, também, da nossa perda sem reposição de áreas nobres e históricas para a migração comercial e o avanço imobiliário, deixando a cidade órfã de suas tradições, sem nada de significativo a acrescer para a comunidade. O Estádio Boulanger Pucci, transformado em via pública e afins, é um exemplo disto e encerra um ciclo virtuoso de nossa história, dando lugar a uma era de empobrecimento esportivo, cultural, social e econômico.

Hoje poderíamos comentar a expectativa que a nova licitação do “georreferenciamento” trás à cidade, para que possamos planejar, executar, evoluir e não apenas cobrar impostos a partir desta importante ferramenta de Gestão Pública. Uma passada rápida pelo “Dr.” Google nos mostra o exemplo de Indaiatuba, cidade próxima a Campinas/SP, com pouco mais de 200.000 habitantes, onde liderada pela Secretaria de Planejamento, usam-se os dados obtidos com estas imagens para tomada de decisão na área da saúde (combate a dengue), habitação (moradias de risco), segurança (suporte à guarda municipal), sem descuidar também do cadastro imobiliário, lei do uso e ocupação do solo, planta de valores... entre outras atividades. O uso desta tecnologia, e me chamou a atenção a partir da matéria divulgada no JM, citando a licitação, valores e empresas concorrentes; acarreta com certeza uma melhor utilização do dinheiro público, do equilíbrio orçamentário do município, gera uma política tributária mais justa e eficiente, permitindo identificar e responder de forma mais rápida aos problemas da população, levando quando bem implementada a um aumento da participação da sociedade na definição das políticas públicas. Espero que este seja o nosso modelo, por isto saí do eixo Ribeirão Preto e Uberlândia, como fonte de comparação. Vamos esperar e acompanhar para que assim seja em Uberaba.

Hoje poderíamos tanta coisa, mas a ideia era celebrar a chegada da Primavera, a estação das flores ou do reflorescimento da flora terrestre, após o Inverno e antes do Verão, isto por não me atrever a entrar em equinócios, solstícios, hemisférios e assemelhados, fico com a sensação de que a Primavera, é a estação que melhor representa a letra do Gonzaguinha, quando disse “Eu fico com a pureza/ Da resposta das crianças/ É a vida, é bonita/ E é bonita.....”

Karim Abud Mauad - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por