ESPORTE

Nasce uma nova F-1. Em Silverstone surgem mudanças para melhorar a competitividade

Agência Estado
Publicado em 16/07/2021 às 07:38Atualizado em 19/12/2022 às 02:54
Compartilhar

Fotos/Internet

A Fórmula 1 inicia uma nova era em 2022. Alterações orçamentárias, mudanças aerodinâmicas, competitividade e um modelo do carro que será usado a partir da próxima temporada

A ordem principal da Nova F-1 é disputas mais acirradas na pista. O principal problema hoje é que os carros não conseguem andar próximos sem sofrer turbulência e superaquecimento dos pneus atrás dos adversários

Originalmente, as mudanças nos carros seriam aplicadas a partir da atual temporada. A pandemia do novo coronavírus alterou o planejamento da categoria. Questões econômicas foram levadas em consideração para o adiamento da aplicação das novas regras aerodinâmicas.

A Fórmula 1 sentiu consideravelmente o impacto da pandemia. Ainda em 2020, o calendário precisou ser reduzido com provas canceladas, cenário repetido em 2021, com provas canceladas e remodelação da ordem das corridas no decorrer da temporada.

As alterações mais visíveis se dão sobre o formato das asas dianteira e traseira do carro, além da liberação do uso de calotas nas rodas, que já provocaram muitas discussões em 2009, quando a equipe Brawn - atual Mercedes - fez uso do artifício.

Chama atenção a existência de aletas sobre parte dos pneus dianteiros, que passam a ter aro 18. Essas modificações têm como principal objetivo facilitar as ultrapassagens nas corridas e atrair novas montadoras. Atualmente, os carros perdem entre 45% e 50% da pressão aerodinâmica quando seguem outro carro de perto A tendência é que a mudança no regulamento diminua para algo entorno de 5% e 10%.

"Há uma grande emoção à frente desta nova era e, embora 2021 tenha sido uma grande batalha, ainda temos carros lutando para seguir uns aos outros durante a corrida. Os regulamento de 2022 abordará este problema e criará oportunidades para batalhas mais próximas e mais corridas roda a roda", avalia Ross Brawn, diretor da Fórmula 1.

Desde a chegada da Liberty Media, a categoria máxima do automobilismo mundial busca de adaptar aos novos tempos e buscar diferentes fãs em todas as partes do mundo. Para tal, a Fórmula 1 criou uma série de estratégias que vão além das pistas.

Uma delas é ampliar sua presença em diferentes continentes, por isso terá uma segunda corrida nos Estados Unidos - em Miami, a partir de 2022 - e busca um país para celebrar o evento na África - os favoritos são África do Sul e Marrocos.

Outra questão avaliada pela promotora do evento é o tempo de duração das provas. O público jovem tem preferência por eventos mais curtos, situação já vista e aplicada na Fórmula E e também na Stock Car Brasil.

UMA CORRIDA CURTA “SPRINT RACE” PARA DEFINIR O GRID

Assim, a Fórmula 1 encontrou como solução a criação de uma corrida curta a ser realizada no sábado que servirá para a definição do grid de largada da corrida principal no domingo. Silverstone será palco desta primeira experiência, que deve se repetir mais duas vezes ainda na atual temporada.

O fim de semana na Inglaterra começará nesta sexta-feira, às 10h30 (de Brasília), com o primeiro treino livre. Às 14 horas acontece o treino de classificação para a sprint race do dia seguinte. No sábado, mais cedo, às 8 horas, os pilotos voltam às pistas para o segundo treino livre.

Às 12h30 será dada a largada para a prova rápida. Quem vencer a sprint race somará três pontos; o segundo colocado, dois; e o terceiro, um. A corrida principal começa às 11 horas de domingo e encerra o fim de semana em Silverstone.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por