ARTICULISTAS

O lixo nosso de cada dia

Nos últimos dias, dois assuntos dominaram o noticiário em Uberaba: a abertura do Hospital Regional...

Mário Salvador
Publicado em 01/08/2017 às 20:28Atualizado em 16/12/2022 às 11:34
Compartilhar

Nos últimos dias, dois assuntos dominaram o noticiário em Uberaba: a abertura do Hospital Regional e o descarte irregular de lixo urbano e rural.

Os assuntos me remeteram a uma reportagem publicada em 1972 no Jornal da Manhã e motivada por uma denúncia de que um descarte irregular de lixo hospitalar estaria prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população. E fotos mostravam porcos comendo alguns rejeitos, o que gerou crise na venda de carne de porco na cidade, só equacionada depois de providências da Secretaria da Saúde. O problema ficou no passado.

Hoje é flagrante a conscientização do povo em relação à produção de rejeitos. Prova da mudança de mentalidade é o fato de Uberaba ter virado notícia por figurar no rol das cidades mais limpas do Brasil, ostentando o oitavo lugar. E nos orgulhamos disso. E essa é também a prova cabal de que nossos garis trabalham com distinção, e nossos coletores de rejeitos fazem a coleta e o posterior descarte correto do nosso lixo de cada dia, tanto na área urbana quanto na rural. Estamos no caminho certo. Entretanto, sabemos que este é apenas o começo. Precisamos ir além, a fim de alcançarmos um patamar satisfatório em outro ranking ainda mais desafiador: o das cidades que tornam o mundo mais sustentável. E como produzimos lixo todos os dias, todos nós temos que nos responsabilizar por uma séria mudança.

Para viabilizar essa ideia, nós, cidadãos, bem como o governo e a iniciativa privada, precisamos repensar nossos atos, procurando reduzir, reutilizar e reciclar materiais. Assim é que devemos evitar o consumismo exagerado e inconsequente, e ainda optar por produtos sustentáveis, além de reduzir a quantidade de materiais que necessitamos destinar ao aterro sanitário e, ao precisar desfazer de materiais que não nos sejam úteis mais, que os selecionemos e descartemos corretamente. Essas últimas ações citadas diminuem o custo da reciclagem. Entretanto de nada valerá o cidadão separar o material descartável se não for implantado na cidade um programa eficiente de reciclagem, capaz de reduzir o impacto do lixo que produzimos e que contemple, inclusive, o recolhimento de materiais descartáveis, com regularidade e eficácia.

O sucesso da empreitada será viabilizado com o favorecimento da coleta seletiva a todas as residências, instalação de postos de entrega voluntária, disponibilização de caçambas para descarte seletivo de materiais, estímulo a iniciativas congruentes por parte de nossos shoppings, prédios, empresas, escolas e outras instituições; estímulo à realização de compostagem de detritos biodegradáveis, e o fato de destinarmos ao aterro sanitário apenas aquilo que constitui rejeito, ou seja, aquilo que não tem mais nenhuma utilidade possível.

De todos aqueles que elegemos para comandar o destino da cidade - em todas as instituições públicas, e também de toda a iniciativa privada, esperamos passos decisivos e urgentes em relação a esse assunto. Mais do que isso, queremos ter a oportunidade de gerar mudanças em prol da saúde coletiva e, ao mesmo tempo, contribuir para tornar o mundo melhor, fazendo Uberaba virar notícia novamente, desta vez, como exemplo de cidade sustentável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por