ARTICULISTAS

Os jovens e os idosos

Os jovens olham sempre para frente, os idosos olham para trás. Um amigo, o Tonico...

Padre Prata
Publicado em 23/07/2017 às 11:37Atualizado em 16/12/2022 às 11:50
Compartilhar

Os jovens olham sempre para frente, os idosos olham para trás. Um amigo, o Tonico (Antônio Oswaldo da Silva), taxista, contou-me que nasceu na fazenda de um tio meu e lá viveu durante muitos anos. Guarda muitas recordações. Ficamos tempo conversando sobre ele. Disse-me que seu apelido lhe foi dado por um filho de meu tio. Morreu, se não me engano, aos noventa e sete anos. Sempre lúcido, tinha estrutura interior e exterior para viver mais uns dez. Pensativo, comentava com certa amargura: “Quando a gente fica velho, todo mundo quer mandar na gente. Até neto quer mandar, essa meninada. Faz isso, faz aquilo, tome isso, tome aquilo, vem pra cá, vai pra lá. Todo mundo manda”.

Guardo na memória aquela inclusiva “até menino quer mandar”. Sabedoria ou bom humor, não importa. O que valia mesmo era a experiência do velho e sábio patriarca. Tinha razão. Não lamentava, apenas observava. Quase todos nós, os adultos, observamos as mudanças de modos e atitudes nas gerações mais novas. Às vezes, nos trazem alegrias. Às vezes nos acordam tristezas. Mais das vezes, nos espantam e assustam.

Nem sempre tomamos consciência de que os tempos são outros. Outros os costumes. Outros os valores. Outros os juízos de valor. Hoje, há coisas muito piores do que há cinquenta anos. Em contrapartida, há coisas bem melhores. O que brota desse desencontro é o eterno conflito de gerações. O que é ruim é que nós, os adultos, acentuamos muito as diferenças e não percebemos que a vida não é estática. As coisas mudam. Hoje, seria impossível viver como vivíamos nos nossos tempos de juventude. Também os jovens não conseguem entender como podíamos viver do jeito como vivíamos. Consideram-nos uns quadrados. Uns burros. Não gosto do apelativo, mas entendo.

A meninada de hoje está cheia de defeitos. Está havendo uma degringolada de todo tamanho. A gente não atina no que vai dar isso. Mas, em contraposição, há o lado bom e admirável desses jovens. O que não podemos é alimentar pessimismos, maldizendo a meninada. É melhor procurar compreendê-los. Eles estão na deles. Outro erro seria repetir o otimismo de Pangloss, de que “todas as coisas vão pelo melhor no melhor dos mundos possíveis”. Um dia eles também serão idosos...

Para terminar, reproduzo “ipsis verbis” as observações azedas de um velho inconformado com os novos tempos: “A mocidade de hoje está liquidada. Não sabem nem se vestir. Aquelas bermudas no meio das canelas, aqueles bonés virados pra trás, camisetas mal ajambradas, não dá pé mesmo. No meu tempo, não havia drogas nem falta de respeito com os mais velhos. Me chamam de velho burro e me mandam pra certos lugares. Hoje, nem brigar sabem. No meu tempo, a gente brigava rua contra rua. Batia e apanhava. A gente era queimado de tanto sol que tomava. Hoje, essa meninada são uns branquelos, vidrados em joguinhos eletrônicos. Dos joguinhos para os barzinhos e daí para os baseados”. E foi desancando por aí afora, aspergindo vinagre. Que Deus o perdoe!

Será que esse ilustre senhor, adulto de carteirinha, ainda não descobriu que chorar o passado não leva a lugar nenhum? Velho azedo. Uma colher de mel pela manhã lhe faria bem. Adoçaria não apenas a língua, mas a alma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por