ARTICULISTAS

USC – 100 Anos de Glórias

No dia 15/07/2017, o UBERABA SPORT CLUB comemorou de fato seu Centenário...

Karim Abud Mauad
Publicado em 17/07/2017 às 07:14Atualizado em 16/12/2022 às 11:56
Compartilhar

No dia 15/07/2017, o UBERABA SPORT CLUB comemorou de fato seu Centenário. Fundado em 15/07/1917, já naquele ano, em 25/12/1917, ganhou sua primeira taça LA MARUXA, em jogo no qual venceu o Americano de Araguari, pelo placar de 3x0. Relembro o fato não só para contar histórias, apesar de ser importante para todos conhecê-las, não apenas do clube de futebol, mas de entidades, associações, cidades e países, pois se evitam assim mitos, salvadores da pátria, o “achismo” do eu fiz..., a geração de santos de barro... Trouxe essa menção para cumprimentar Virmondes e Rui Trida, que resgataram e restauraram a taça pós o despejo de BOULANGER PUCCI.

Foi um final de semana festivo, com a inauguração do Centro de Treinamento Saulo de Castro, construído em área cedida por Oscar José Caetano de Castro, um jovem abnegado pelo USC, seguindo a tradição de sua família, tendo, inclusive, a presença do sempre presidente Renato Miranda Caetano Borges. Um fato marcante foi a gentileza de suas palavras em relembrar e nominar as pessoas que contribuíram para o acontecimento.

Na festa propriamente dita, um reencontro do Uberaba com sua torcida, atuais e antigos presidentes, dirigentes, ex-jogadores, colaboradores, outros abnegados, as famílias dos antigos cardeais, imprensa, enfim todos que são a razão de existir do nosso Glorioso Colorado. Foi uma festa muito emocionante, com réplicas das camisas do primeiro time e galerias homenageando colorados ilustres e contendo fotos destes cem anos. Aqui também cabe registrar o trabalho de fôlego do querido João Vermelho.

No evento ficamos sabendo ainda que breve teremos um livro do Centenário e um almanaque com os jogos do USC, já catalogados mais de 3.500 jogos. Vai ser bem interessante esse material. Evitei citar nomes de jogadores para não cometer injustiças, mas os presentes lá que se sintam aqui homenageados.

Saudosismo à parte, fica claro que o lugar do USC é na primeira divisão do Mineiro e em alguma série do Brasileiro, ficando combinado que Luiz Fernando e Luiz Humberto, em parceria com a Funel/PMU, Luiz Medina, esperam trabalhar a base do futebol colorado para voltar a fazer em casa jogadores para o futuro. No USC da década de 70, o terceiro lugar no mineiro de 1973 foi alcançado com um time quase integralmente prata da casa. Que Deus abençoe e ilumine esta tríade de Luiz (es)...

Enfim, que se planeje o futebol do Uberaba pensando em atingir bons patamares nas próximas disputas. Que possamos curtir outros eventos ao longo do Centenário e que nossa história sirva de lição para esta e as próximas gerações, evitando-se cometer erros do passado e que o futebol resgate a pujança perdida não só pelo time, mas também pela cidade. Que o latão da cápsula do tempo do Uberaba, daqui a 50 anos, traga-nos melhores recordações. Parabéns, USC!!!

Karim Abud Mauad

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por