ARTICULISTAS

O triste fim de uma mangueira

O quintal era bem grande, uma imensidão poética, sem muros, apenas uma cerca fajuta...

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 16/07/2017 às 12:35Atualizado em 16/12/2022 às 11:59
Compartilhar

O quintal era bem grande, uma imensidão poética, sem muros, apenas uma cerca fajuta de arame, três fios, alguns postes desmilinguidos pra todo mundo saber que ali era o território de um casal de avós, que se levantava bem cedo, costume antigo, pra cuidar da hortinha e de algumas galinhas. Aos domingos, o casal recebia os filhos e netos para um almoço gostoso. As crianças se esbaldavam no quintal enquanto os homens conversavam na varanda e as mulheres na cozinha, uma estranha e arcaica divisão sem sentido. Nessa época, alguém plantou um caroço de manga Sabina num canto daquele quintal mágico, não se sabe quem, quando e que relevância isso tinha naqueles tempos.

O tempo passou, o pé de manga cresceu, o velho morreu, mas a casa continuou com a família. Apesar de contrariada, a avó aceitou diminuir o quintal, concordou em vender uma parte para pagar as despesas do inventário e, inconformada, viu um muro ser erguido para separar o terreno. Teve a sensação de que seria aprisionada no seu próprio universo. Pediu que a mangueira ficasse do lado de “dentro”.

Os filhos e netos continuaram alegrando os almoços de domingo. A sombra da mangueira serviu de abrigo para muitas festas, para encontros e tardes agradáveis, onde as divisões, sexuais, de idade e outras hierarquias, foram mudando de significado. As cadeiras eram colocadas ao redor, as quitandas vinham da cozinha, o chão ainda de terra, porém sem a horta e as galinhas.

O tempo é implacável. As crianças cresceram, a mangueira também, e muito! Deu frutos, caíram folhas... Alguém sugeriu que o chão de terra fosse cimentado para dar menos trabalho à avozinha, já bem velhinha. Não perguntaram a ela se essa era sua vontade. A mangueira passou a ser cenário de churrascos, de reuniões políticas, com as bênçãos da matriarca, de brincadeiras, cada vez mais raras, pelas poucas crianças que ainda frequentavam a casa, bisnetos de um novo tempo, onde já não se permitia que os miúdos subissem nas árvores.

Um dia, a avó faleceu. A casa foi alugada, virou um estabelecimento comercial, e a família se dispersou mundo afora. A mangueira ficou sozinha, guardiã do passado e das histórias. Uma vizinha reclamou da sujeira das folhas e das mangas que podiam causar um acidente se caíssem na sua cabeça. Então, podaram sem dó, cortaram os galhos, depenaram de forma humilhante a velha mangueira, para azar das maritacas e dos bem-te-vis que ali faziam seu pouso vespertino.

Uma manhã dessas, eu acordei assustado. Um barulho irritante de motosserra assustava o silêncio. Olhei pela janela e vi o tronco indo ao chão. Dias depois, a casa foi demolida e o terreno transformado num estacionamento. De teimosia, fui até o local e, irônico, sugeri um nome: Estacionamento da Mangueira. Vez ou outra, eu passo por lá, para desafiar minhas lembranças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por