ARTICULISTAS

A família e a semente

O Apóstolo Paulo, na carta que escreveu aos Colossenses, deixa um recado muito direto...

Padre Prata
Publicado em 16/07/2017 às 12:34Atualizado em 16/12/2022 às 11:59
Compartilhar

O Apóstolo Paulo, na carta que escreveu aos Colossenses, deixa um recado muito direto aos pais, mães e filhos.

O recado é o seguinte: “Pais, amai vossas esposas e não as trateis com indelicadezas. Esposas, amai vossos maridos como convém ao Senhor. Filhos, obedecei aos vossos pais para que haja paz na família. Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não desanimem”.

Há uma parábola que se inicia assim: “Saiu o semeador a semear sua semente...” Pensando bem, todos nós somos semeadores. Semeamos o dia todo. A semente está nas nossas mãos e, sobretudo, em nossos corações. Nós as atiramos na medida em que caminhamos. E não há como recolhê-la. Uma vez lançada, não há como voltar atrás.

Podemos semear semente boa, mas podemos semear também semente ruim. Tanto uma como outra irá brotar. Talvez a ruim brote até mais rapidamente. A praga não deixa de ser praga.

O que semeamos é a nossa palavra, é o nosso exemplo, seja bom ou seja ruim, o certo é que a semente brotará e crescerá sem que o percebamos.

Pode ser a semente da mentira, da falsidade, da imoralidade, do desânimo, da calúnia, do ódio, da injustiça, da desunião e da prepotência.

Pode ser também a semente do amor, do carinho, da compreensão, da verdade, da fraternidade, da união, do perdão e da reconciliação.

Pode ser que um dia a gente veja o resultado do plantio. Também pode ser que não. O importante é semear. Muitas vezes quem colhe são outros.

O exemplo quando é bom, tem efeito multiplicativo. Cresce em corrente sem que percebamos. Os gestos de amor e de perdão geram outros gestos de amor e de perdão. Uma palavra má, um exemplo indigno, criam elos negativos, propagam destruição e afundam nossos irmãos. Por isso é que o pai, a mãe, os filhos, o marido, a mulher, todos devem ouvir a orientação de Paulo.

As grandes famílias não sobrevivem por causa de suas riquezas e de seu poder político ou econômico. As grandes famílias sobrevivem porque souberam semear.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por